quarta-feira, 10 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04

Aula 08- Religião


Prof. Vilson F. Selch.

ORIENTAÇÕES:

A) As atividades devem ser registradas na Plataforma Classroom;
B) Portanto, é necessário abrir os arquivos e fazer a atividade para que possa ser avaliada.
C) Observe as orientações da equipe diretiva de seguir o passo a passo para realizar as atividades na plataforma claasroom.

ASSUNTO DA SEMANA: ▪ “A ESPIRITUALIDADE NO DIA A DIA”.

1. Faça a leitura do texto “Como a espiritualidade pode auxiliar no dia a dia”.
2. Assista a fala de Sérgio Cortella no link abaixo:

3. Assista também a explicação muito interessante de Natasha Ferraz:


4. Desenvolva as atividades no Classroom. Boa semana a todo(as)!

Aula não presencial - Semana 04
Aula 07- Português

Leia o texto e em seguida responda as seguintes questões:
  
                                   "O Capitão e o moço"

      "- Capitão, o menino está preocupado e muito inquieto devido à quarentena que o porto nos impôs. 
      - O que te inquieta, menino? Não tens comida suficiente? Não dormes o suficiente?
      - Não é isso, Capitão. É que não suporto não poder ir à terra e abraçar minha família.
    - E se te deixassem sair do navio e estivesses contaminado, suportarias a culpa de infectar alguém que não tem condições de aguentar a doença?
      - Não me perdoaria nunca, mas para mim inventaram essa peste.
      - Pode ser, mas e se não foi inventada?
    - Entendo o que queres dizer, mas me sinto privado da minha liberdade, Capitão, me privaram de algo.
      - E tu te privas ainda mais de algo.
      - Está de brincadeira, comigo?
    - De forma alguma. Se te privas de algo sem responder de maneira adequada, terás perdido.
     - Então quer dizer, segundo me dizes, que se me tiram algo, para vencer eu devo privar-me de mais alguma coisa por mim mesmo?
     - Exatamente. Eu fiz quarentena há 7 anos atrás.
     - E o que foi que tiveste de te privar?
    - Eu tinha que esperar mais de 20 dias dentro do barco. Havia meses em que eu ansiava por chegar ao porto e desfrutar da primavera em terra. Houve uma epidemia. No Porto Abril nos proibiram de descer. Os primeiros dias foram duros. Me sentia como vocês. Logo comecei a confrontar aquelas imposições utilizando a lógica. Sabia que depois de 21 dias deste comportamento se cria um hábito, e em vez de me lamentar e criar hábitos desastrosos, comecei a comportar-me de maneira diferente de todos os demais. Comecei com o alimento. Me impus comer a metade do quanto comia habitualmente. Depois comecei a selecionar os alimentos de mais fácil digestão, para não sobrecarregar o corpo. Passei a me nutrir de alimentos que, por tradição histórica, haviam mantido o homem com saúde.
    
O passo seguinte foi unir a isso uma depuração de pensamentos pouco saudáveis e ter cada vez mais pensamentos elevados e nobres. Me impus ler ao menos uma página a cada dia de um argumento que não conhecia. Me impus fazer exercícios sobre a ponte do barco. Um velho hindu me havia dito anos antes, que o corpo se potencializava ao reter o alento. Me impus fazer profundas respirações completas a cada manhã. Creio que meus pulmões nunca haviam chegado a tamanha capacidade e força. A parte da tarde era a hora das orações, a hora de agradecer a uma entidade qualquer por não me haver dado, como destino, privações graves durante toda minha vida.

   O hindu me havia aconselhado também a criar o hábito de imaginar a luz entrando em mim e me tornando mais forte. Podia funcionar também para as pessoas queridas que estavam distantes e, assim, integrei também esta prática na minha rotina diária dentro do barco.

   Em vez de pensar em tudo que não podia fazer, pensava no que faria uma vez chegado à terra firme. Visualizava as cenas de cada dia, as vivia intensamente e gozava da espera. Tudo o que podemos obter em seguida não é interessante. Nunca. A espera serve para sublimar o desejo e torná-lo mais poderoso. Eu me privei de alimentos suculentos, de garrafas de rum e outras delícias. Me havia privado de jogar baralho, de dormir muito, de praticar o ócio, de pensar apenas no que me privaram.

   - Como acabou, Capitão?

   - Eu adquiri todos aqueles hábitos novos. Me deixaram baixar do barco muito tempo depois do previsto.

   - Privaram vocês da primavera, então?

   - Sim, naquele ano me privaram da primavera, e de muitas coisas mais, mas eu, mesmo assim, floresci, levei a primavera dentro de mim, e ninguém nunca mais pode tirá-la de mim."

                                                                                                                                                             (Alessandro Frezza)

     1-  Quem são as personagens principais do texto e qual é a personagem secundária?
    2-   Onde se passa a narrativa?
    3-   Qual o problema enfrentado pelos nossos personagens?
    4-   O que vem a ser uma quarentena?
     5-  O que inquieta tanto um dos personagens da narrativa?
    6-  Em um certo momento ele afirma que o privaram de sua liberdade, o que ele não podia mais fazer?
    7-  Você também acha que está sendo privado de sua liberdade nestes dois últimos meses? Justifique sua resposta.
    8-  Um dos personagens conta, que ele já passou por algo parecido 7 anos atrás. O que ele fez na época?
    9-  O texto nos traz alguns ensinamentos. O que ele quer nos mostrar?    
    10- Na sua opinião, que epidemia é retratada no texto?


                  OBSERVAÇÕES

A atividade deverá ser entregue até o dia 12 de junho e se possível fazê-lo e entregá-lo pelo Google Classroom. Abraços da professora Maria

   Aula não presencial - Semana 04
   Aula 6- Matemática 

Retomando os conteúdos estudados:
1.    Calcule:
a)    35=                                e)( -1) -6=
b)    (-6)3=                            f) 83=
c)    (-2)-4=                           g) 93=
d)    73=                                h)(-3)-3=
2.    Reduza a uma só potência:
a)    2-5. 27=                         d) 215: 210=
b)    35. 38=                          e) 323: 318=
c)    27. 210=                        f) 5-3: 5-10 =

3.    Simplifique as expressões:
a)    27 . 2-5 =
23

b)    1254  : 54 =
53

c)    1024 . 256 =
64

Aula não presencial - Semana 04
Aula 05- Inglês

Hello Everybody! How are you?
Hoje continuares a estudar os comparativos. Lembrando que usamos os comparativos para comparar duas ou mais coisas; pessoas; lugares, etc. Usem as regras dadas na aula anterior e usem o dicionário para melhor ajudá-los a entender as frases.

     1)      Look at the pictures below and use the adjectives in the box to write sentences. (Olhe para a figura abaixo e use os adjetivos da caia para escrever frases na forma comparativa).

Tall (alto)  -  short (baixo)   - fat (gordo)   - thin (magro) – strong (forte) – beautiful (bonita)– old (velho) – ugly (feio)

1.       ) Tim is stronger than Anne. (Tim é mais forte que Anne).

2.       ______________________________________________________
      3.       _______________________________________________________
      4.       ________________________________________________________
      5.       _________________________________________________________
      6.       _________________________________________________________
      7.       _________________________________________________________
      8.       _________________________________________________________



1)      Use the adjectives in parentheses to write comparative sentences. (Use os adjetivos que estão entre parênteses para escrever frases na forma comparativa).
            Example: Living in the countryside is better than living in big cities. (Morar no interior é melhor que                  morar em grandes cidades).

1.       Eric is ………………………………………………………………..….(energetic) than Vivi.
2.       English is ……………………………………...……………….(important) than Turkish.
3.       Bungee jumping is …………………………………………(exciting) than walking.
4.       Cats are………………………………………………………..(clever) than dogs.
5.       Theatre is ……………………………………………………….(enjoyable) than cinema
6.       An elephant is …………………………………………….. (big) than a tiger.
7.       Snow is ……………………………………………..……….. (white) than cotton.
8.       Cheetahs are ……………………………………………….(fast) than a turtle.
9.       Atacama  is ………………………………………..…………. (hot) than Argentina.
10.   Ali is …................................................…………… (happy) than Vanessa.
11.   My mom’s cake are ...................................... (good) than those of the supermarket.
12.   Girls are ………………………………....................... (talkative) than boys. 

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br

Aula não presencial - Semana 04
Aula 03- Alemão



Woche von 08.06.2020 bis 12.06.2020
Lehrerin:  Frau Wiest


Buch Seite 45 – 46 (as atividades abaixo estão no seu livro!)

               1.      Imperativ im Unterricht.     (Modo verbal imperativo na aula)






2.      Lies den Text.  

               ,, Ich komme in die Schule”

                  

                   

3.      Was sagt der Lehrer? Was sagen die Schüler? Kreuze bitte an.


                  Der Impeativ 

    O imperativo da 2ª pessoa do plural (quando você quer solicitar algo para mais de uma pessoa),          forma-se a partir da 2ª pessoa do plural do presente, eliminando-se o pronome pessoal ihr (ihr =          vocês).

                     Presente:                                      Imperativo
                     Ihr lest                  Ihr lest.                        Lest!  (Leiam!)

     4. Such drei Imperativsätze im Text (acima).  Dann schreib die Sätze auf Portugiesisch.

a.       ______________________________ __________________________________
b.      ______________________________ __________________________________
c.       ______________________________ __________________________________

      5. Ergänze. (Complete) Atenção para as frases abaixo.



VIel Erfolg!
Frau WIest