sábado, 22 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 05 - Português

Leia:

Disponível em: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br. Acesso em: 11 de maio de 2016.

Questão 1 – Pela leitura da tira, podemos afirmar que Garfield é:
a) animado
b) inquieto
c) preguiçoso
d) ágil
Questão 2 – Observe a transformação da feição do Jon no diálogo com o Garfield. Por quê ela acontece?
Questão 3 – Releia:
“Correr por que?!”
Justifique o emprego da forma acima destacada:
Questão 4 – Identifique na tira uma inadequação referente à concordância verbal. Em seguida, explique o porquê da inadequação, fazendo a alteração necessária:
Aula não presencial - Semana 14
Aula 04 - Matemática

PRODUTO CARTESIANO
→ Par ordenado
A figura mostra a planta de uma sala de aula. Nela há classes individuais dispostas em linhas e colunas.
  • A classe A está situada na terceira linha e segunda coluna. Vamos indicar esse fato por: (3,2).
  • A classe B está situada na segunda linha e terceira coluna. Vamos indicar esse fato por: (2,3).
Como as classes ocupam lugares diferentes, é fácil perceber que: (3,2) ≠ (2,3).
Isso mostra que a ordem em que escrevemos esses números é importante. os pares de números onde a ordem dos elementos deve ser respeitada são chamados de: PARES ORDENADOS.
Então:
Par Ordenado:                                     Par Ordenado:
(3,2)                                                    (2,3)
#3 é o 1° elemento                              # 2 é o 1° elemento
#2 é o 2° elemento                              #3 é o 2º elemento

→ Observação: Um par ordenado é indicado entre parênteses e os elementos são separados por vírgula.

Exercícios:
1- Escreva os pares ordenados, segundo a indicação:
a)O primeiro elemento é 5 e o segundo elemento é 3.
b)O primeiro elemento é -8 e o segundo elemento é 0.
c)O primeiro elemento é -6 e o segundo elemento é -1.

2. Complete com os símbolos = ou ≠
a)(8,3) ……(8,3)
b)(5,-4) ……(-4,5)
c)(3,7) …….(6/2,21/3)
d)(-5,2).......(2,-5)
e)(-9,-4)....(-4,-9)

3. Determine x e y para que cada uma das igualdades seja verdadeira:
a)(x,y) = (6,-8) x=6 e y=-8
b)(x,-3) =(-4,y)
c)(2x,-7)=(6,y)
d)(x+1,2y-1)=(-1,0)
e)(x,y+1)=(9,6)

PLANO CARTESIANO
Duas retas numeradas (perpendiculares), denominadas eixos, que se interceptam no ponto zero (origem) , dividem o plano em quatro regiões (quadrantes).


A representação de um ponto no plano cartesiano é feita por meio de dois números:
  • O primeiro número do par ordenado chama-se abscissa do ponto.
  • O segundo número do par ordenado chama-se ordenada do ponto.
Exemplo:
Veja a representação dos seguintes pares ordenados:
  • A (2,3) - 1° quadrante
  • B (-2,-5) - 2º quadrante
  • C (-3,-2) - 3º quadrante
  • D (3,-4) - 4º quadrante
  • E (5,0) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.
  • F (-4,0) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.
  • G (0,-3) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.


Exercícios:
1-Dê as coordenadas de cada ponto do plano cartesiano:

a)A
b)B
c)C
d)D
e)E
f)F
g)G
h)H
i)I
j)J
k)K
l)L
m)M

2. Desenhe um plano cartesiano e coloque os seguintes pontos:
a)A (2,4)      e) E (1,5)       i) I (0,-4)
b)B (4,2)      f) F (5,1)        j) J (-4,0)
c)C (0,5)      g) G (4,-2)     k) K (0,0)
d)D ( 5,0)     h) H (-3,1)     l) L (-2,-3)
Aula não presencial - Semana 14
Aula 03 - Inglês

Hello guys, how are you?
1. Read the comic strip and do the activities that follow. (Leia a tirinha e faça as atividades que seguem). Para acessar o material e as atividades, clique no link: https://drive.google.com/file/d/1TMdbXqccrmr2tUjLnVjeRgRk4R2cxpa4/view?usp=sharing
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Aula 02 - História

LEIA AS PRINCIPAIS IDEIAS E RESPONDA AS QUESTÕES NA SEQUÊNCIA EM SEU CADERNO. ASSISTA TAMBÉM AO DOCUMENTÁRIO:

Aula não presencial - Semana 14
Aula 01 - Geografia

O assunto desta semana é o CANADÁ. Para isto quero que vocês assistiam o vídeo na sequência e copiem as características sobre o país no seu caderno. Aula que vem terá atividades no Meet.