terça-feira, 25 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Atividade QUIZ.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
a) Tenha por base as atividades e textos indicados para os períodos de estudos das semanas anteriores.
b) Responda ao Formulário "Quiz": https://forms.gle/7c9CAQjv8rKH8UA78
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).
Boa semana!
Aula não presencial - Semana 14
Aula 08 - Ciências

Olá!! Tudo bem? Dando sequência à parte da Reprodução Humana, nessa semana o assunto é Gravidez. Vocês devem:
→ Assistir ao vídeo sobre Gravidez no link:

→ Resolver as atividades a seguir, depois fotografar e postar na plataforma.
1. O que é preciso para que aconteça uma gravidez?
2. Em que local do corpo feminino espermatozoide e ovócito se encontram?
3. Onde acontece a implantação e desenvolvimento do embrião?
4. Como saber se a mulher está grávida?
5. Qual o papel do líquido amniótico e da placenta na gravidez?
6. Quanto tempo dura a gravidez? O que acontece no final dela?
7. Que cuidados devem ser tomados pela mãe durante a gravidez e com o bebê após o seu nascimento?
Aula não presencial - Semana 14
Aula 07 - Alemão

HALLO!! WIE GEHT’S?

Olá! Como vai?  A proposta para essa semana será um pouco diferente, envolve um clipe da música “Wir sind alle wie eins” (Somos todos como um) e a mensagem que ela nos traz. Atenção para as tarefas:

Assistir ao video :


Realizar, no caderno, a atividade anexada. Explicação dos enunciados:

1. Marcar as palavras que aparecem na música. (apenas 10 estão corretas)
2. Procure as traduções das palavras e escreva nos espaços.
3. Preencher as lacunas com as palavras listadas.

Ler o arquivo enquanto a música toca novamente (frases e alemão e português), depois escrever se gostou, e o que pensou sobre a mensagem transmitida pela música. Não esquecer de enviar a foto da atividade realizada no caderno, postando na plataforma Google Sala de aula. 
Para acesso às atividades clique nos endereços abaixo:
link 1: https://drive.google.com/file/d/1whSG_ntIp4YttN9hQpMAotLlvkxYPHQZ/view?usp=sharing
link 2: https://drive.google.com/file/d/1pYop4RzDQQ15js7m88KNWznKHqtpK4EI/view?usp=sharing


Aula não presencial - Semana 14
Aula 06 - Educação Física

Lutas:

A partir dessa semana, iremos aprender um assunto novo nas aulas de Educação Física: luta. Você sabe o que essa palavra significa? A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem o uso de armas. A luta é uma disputa em que o oponente deve ser atacado, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa, e caracteriza-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Na maioria das lutas, antes de iniciá-las, existe saudações que são formas de cumprimentar respeitosamente as pessoas que as praticam; elas podem ser feitas em pé ou de joelhos. Ao praticar uma luta, podemos nos propiciar benefícios como momentos de lazer, aprimoramento das capacidades físicas e motoras, elevação da autoestima, desenvolvimento dos diversos aspectos do comportamento humano e da cidadania, melhora na qualidade de vida e ampliação da cultura corporal do movimento.



Judô

Judô ou judo (柔道 Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é uma arte marcial, praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujitsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918). A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogi e que, com a faixa (obi), formam o equipamento necessário à sua prática. O judogi que é composto pelo casaco (Wagi), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa, o judogi pode ser branco ou azul, sendo o último utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos e na identificação dos atletas durante as transmissões de televisão.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, o Judô teve um aumento significativo no número de praticantes. Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento

História
O Judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país. O judô foi incluído nas Olimpíadas em 1972, após ter sido disputado em 1964, em Tóquio, por ser o esporte mais popular do país-sede.

No Brasil 
No fim da década de 1910 e no início da década seguinte, Takaharu (ou Takaji) Saigo, 4° dan de Judô, ensinava a arte na cidade de São Paulo, em sua academia localizada na Rua Brigadeiro Luís Antônio. Em 1922 e 1923, ele chegou a fazer demonstrações da arte perante personalidades políticas e militares da época e teve alunos tanto japoneses quanto não japoneses. Diz-se que Takaharu Saigo era neto de Takamori Saigo, um dos homens mais importantes da Restauração Meiji no Japão. Mitsuyo Maeda, também conhecido Conde Koma, fez sua primeira apresentação em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará em outubro de 1925, onde popularizou seus conhecimentos dessa arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido. Essa ida do Conde Koma para o estado do Pará, resultaria em seu contato com Gastão Gracie, dono de circo local. Este contato do Mestre japonês com o Clã Gracie e com Luiz França, outro de seus alunos,[7] originaria num futuro próximo o desenvolvimento do Jiu-jitsu brasileiro.

Um dos primeiros torneios de judô foi realizado no dia 01 de maio de 1931 na cidade de Araçatuba, estado de São Paulo. Organizado por Yuzo Abematsu, 4º dan e ex-professor de judô da Escola Superior de Agronomia de Kagoshima, da Segunda Escola de Ensino Médio e do Batalhão da Polícia do Exército do Japão, o torneio incluiu lutas contra boxe e luta greco-romana. O judô no Brasil passou a ser organizado e largamente difundido a partir de agosto de 1933, com a fundação da Hakkoku Jûkendô Renmei, a Federação de Judô e Kendô do Brasil, por ocasião do 25º aniversário da imigração japonesa ao Brasil. Do lado do judô, foram membros fundadores as seguintes personalidades: Katsutoshi Naito, Tatsuo Okochi, Teruo Sakata,Zensaku Yoshida e Shigueto Yamasaki.

Três princípios:
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes:
· Princípio da Máxima Eficiência (Seiryoku Zen’Yo).
· Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei).
· Princípio da Suavidade (Ju).

Graduações:
Os judocas são classificados em duas graduações: kyu e dan.
As promoções no judô baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições. No caso de promoção de kyu (classificação), faixa branca a marrom, é outorgada pela associação/academia. No caso de promoção das graduações de 1º dan até 5º dan são realizadas pela banca examinadora da Liga ou Federação Estadual, as outras graduações superiores pela Confederação Nacional. Os praticantes de judô se classificam em dois grandes grupos - kyu (iniciantes) e dan (peritos) -, subdivididos, respectivamente, em seis e dez graduações, e identificados por faixas coloridas (Obi) que usam na cintura. Para os kyu a ordem de graduação é decrescente e as faixas têm cores branca (6°), amarela (4°), verde (3°),roxa ou azul (2°) e marrom (1°). A numeração dos dan cresce de acordo com o seu valor:1° a 5°, faixa-preta; 6° a 8, vermelha e branca,rajada; 9° e 10°, faixa vermelha. Fonte:Barsa

As faixas vão na ordem de:
1. Branca 2. Cinza 3. Azul 4. Amarela 5. Laranja 6. Verde 7. Roxa 8. Marrom 9. Preta 10. Branca/Vermelha, totalizando 10 faixas. 

Branca 

Cinza 

Azul 

Amarela 

Laranja 

Verde 

Roxa 

Marrom 

Preta