domingo, 26 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 09 - Educação Física

Nesta semana vamos realizar uma leitura de um artigo, de preferência convide toda a família para participar da leitura. O objetivo dessa atividade é para vocês pensarem sobre o assunto, pois na próxima semana estarei encaminhando um trabalho relacionado. Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.Desde a idade juvenil, considerando crianças de todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade, podem perceber a importância da atividade física para a saúde, uma vez que tornam-se evidentes a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo.

Em relação aos indivíduos que já alcançaram a terceira idade, por exemplo, é recomendável a atividade física para evitar ou retardar os casos de Alzheimer, que atingem boa parte da população a partir dos 65 anos. Por contribuir com a redução ou controle de peso e ajudar no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea, a importância da atividade física para a saúde também se dá pelo auxílio na diminuição de ingestão de medicamentos que servem para problemas relacionados a diabetes tipo 2 (aquele que não tem relação com a produção de insulina), pressão alta e níveis de triglicerídeos.

A atividade física pode ser realizada em grupo ou individualmente. 
A importância da atividade física para a saúde e seus benefícios para o funcionamento do corpo: A importância da atividade física para a saúde se reflete em muitas vertentes na rotina dos praticantes. A mudança do estilo de vida sedentária para a prática de hábitos saudáveis é sentida tanto no emocional como fisicamente, e os benefícios são significativos. O tipo de esporte ou atividade pode variar e as vantagens ocorrem da mesma maneira. Seja através de exercícios em grupo ou atividades mais solitárias, como a musculação, por exemplo, cada pessoa deve optar pela atividade melhor adaptável à sua rotina e condicionamento do corpo.
Benefícios da atividade física e contribuições para a saúde:
• Reduz os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão;
• Controle da taxa de colesterol LDL (considerado colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (uma gordura de boa qualidade);
• Auxilia no controle da hipertensão arterial;
• Ameniza o risco de desenvolver diabetes e controla a taxa de glicose no sangue;
• Menores chances de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente quando a atividade física está associada a uma boa alimentação; 
• A importância da atividade física para a saúde também pode ser um fator para o controle de peso, também atrelado a uma alimentação de qualidade;
• Melhora os quadros de depressão, ansiedade, dentre outros problemas relacionados a transtornos psicossociais;
• A importância da atividade física para a saúde também está relacionada às crianças. Além de contribuir com a interação social, evita os quadros de obesidade infantil; 
• Em casos de pessoas idosas, a atividade física contribui com a autoestima. Eles se sentem mais fortes, ativos e com disposição para realizar tarefas simples da rotina.
A atividade aeróbica submete o praticante a uma intensidade menor durante o exercício.

Benefícios da atividade física:
A importância da atividade física para a saúde, além dos aspectos já citados, também favorece nas questões emocionais, resultando em bem-estar, aumento da autoestima e energia para atividades do dia a dia. Apesar do principal objetivo ser voltado para saúde, muitas pessoas pensam na questão estética. Nas praças e academias de musculação, por exemplo, boa parte dos frequentadores estão mais preocupados com o aumento da massa corporal, transmitindo uma melhor forma física e definição muscular. Para pessoas idosas, a prática regular da atividade física também melhora a flexibilidade, a postura e conservação dos ossos, importante para realização de pequenas tarefas no cotidiano. De acordo com o tipo de atividade ou objetivo, os exercícios devem ser escolhidos considerando a finalidade de cada praticante, podendo ser separados em duas categorias:
Exercícios aeróbicos: são exercícios com longa duração e pouca intensidade. Exemplos: caminhada, corrida, natação, dança, e outros esportes com o mesmo nível de exigência física.
Exercícios anaeróbicos: são exercícios de longa duração e baixa intensidade. Exemplos: musculação, ioga e pilates.
 
A ioga é considerada atividade de baixa intensidade. 
A atividade física realizada de forma coletiva ou isolada, é importância para a saúde e também para manter o corpo em forma e resistente. Qualquer atividade que o submeta a uma movimentação regular e ritmada gera benefícios, desde que sua prática seja responsável. Ao contrário dos hábitos saudáveis, o sedentarismo gera sérios danos à saúde. Sendo eles:
• Risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
• Aumento de peso;
• Risco de contrair resfriados por causa da baixa imunidade;
• Facilidade para desenvolver doenças psicológicas, como é o caso do transtorno de ansiedade; 
• Problemas relacionados a fraqueza dos ossos, como artrite, artrose e osteoporose.