terça-feira, 18 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 13
Aula 10 - Ciências

Oi turma! Estão com saudades? Eu tô! Pois é... mas por enquanto... ainda não podemos voltar às aulas presenciais... Enquanto isso, nessa etapa vocês devem:

→ Assistir ao vídeo sobre Ciclo menstrual:

→ Realizar a atividade a seguir e depois postar na plataforma.

Construa um mapa conceitual sobre o ciclo menstrual. Nesse mapa, os seguintes termos são obrigatórios:
- puberdade
- hormônios
- ovulação
- menstruação
- fecundação
- período fértil
- menopausa
Importante: é claro que vocês podem usar outras palavras também... mas essas acima são obrigatórias...
Aula não presencial - Semana 13
Aula 09 - Alemão

Woche von 17.08.2020 bis 21.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Hallo, liebe Schüler / Querid@s alun@s, tudo bem com vocês? Espero que sim. Na semana passada então tivemos uma semana especial, encontro com professores conselheiros pelo meet, bem bacana. Agora seguimos firmes, continuando o que estávamos estudando na disciplina de língua alemã.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 08 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES: 
a) O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. 
b) As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. 

c) Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br.

ASSUNTO DA SEMANA: Relacionamento Pais e Filhos.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
a) Leia com atenção o texto: “A tigela de madeira’.
b) Assista ao vídeo:
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

Tigela de Madeira
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes. A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. –“Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho. –“Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão. Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação. Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, ás vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair no chão. O menino de quatro anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança: -“O que você está fazendo?” O menino respondeu docemente: - “Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer.” O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou toalha da mesa sujava...

Reflexão: 
De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua, e amanhã será melhor. Aprendi que se pode conhecer bem uma pessoa, pela forma como ela lida com três coisas: um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram. Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem. Aprendi que “saber ganhar” a vida não é a mesma coisa que “saber viver”. Aprendi que a vida às vezes nos dá uma segunda chance. Aprendi que a vida não é só receber, é também dar. Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir. Mas, se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho e procurar fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo. Aprendi que quando decido algo com o coração aberto, geralmente acerto. Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor para os outros. Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano – segurar na mão, receber um abraço afetuoso, ou simplesmente um tapinha amigável nas costas. Aprendi que ainda tenho muito que aprender. Aprendi que você deveria passar esta mensagem para todos os seus amigos, às vezes eles precisam de algo para iluminar seu dia. As pessoas se esquecerão do que você disse... Esquecerão o que você fez... Mas nunca se esquecerão como você as tratou.
(Autor Desconhecido: http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/tigela_madeira .htm) - 

ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Como você tem tratado seus pais? R.:
2. Se você tivesse um filho daria a mesma atenção e educação que seus pais lhe deram ou o que faria de diferente? R.:
3. Complete a frase: “Posso colaborar para uma boa convivência em casa, na escola e com meus vizinhos se eu for mais........................................”.
4. R.:





Aula não presencial - Semana 13
Aula 07 - Português

PRODUÇÃO TEXTUAL

Oi alunos! Para a semana a atividade será a seguinte: crie uma tirinha bem humorada, sobre algum assunto e que também traga algum ensinamento.
OBS: como a tirinha envolve desenho, sugiro que façam no caderno ou numa folha, depois tirem uma foto bem bonita e enviem pelo google classroom, ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 13
Aula 06 - Arte

ASSUNTO: Op Art / Victor Vasarely

Nosso último trabalho relacionado ao movimento Op Art terá continuidade com uma releitura de obra do artista deste período Victor Vasarely. Observe as imagens de obras abaixo, elas lembram caixas coloridas. Para o trabalho das próximas duas aulas você deverá escolher uma caixa qualquer, grande ou pequena (remédio, creme dental, sapato, fósforo, gelatina...) que você tiver. Pense em alguma forma de decorar a caixa tendo como ideia as obras observadas, poderá utilizar colagem, pintura com tinta, lápis de cor, canetinha ou giz de cêra. Lembre-se você precisa encapar sua caixa para depois trabalhar nela. Faça seu trabalho com calma, um pouco a cada dia, mas com muito capricho. Esta é uma atividade para duas semanas. Trabalhe com bastante criatividade! Ao concluir seu trabalho fotografe ou faça um pequeno vídeo e entregue através do Google Sala de Aula.





Aula não presencial - Semana 13
Aula 05 - Matemática

TRABALHO INDIVIDUAL( SONDAGEM DIAGNÓSTICA)

1. Calcule o valor numérico das expressões algébricas:
a. 5x³+2x² -5 para x=2
b. x³y² - 3 x²y  para x=-3 e y=5
c. x³.y²- 2x² +3y² para x=-2 e y=4
d. 3a³b² - 2a³b³ para a=-1 e b=2

2. Qual o valor numérico da expressão 4x³-6x² + 5x-1 quando:
a. x=2
b. x=-1
c. x=0
d. x=-2
e. x=5

3.  Em uma loja, o preço de um vestido é R$ 127,00 a camiseta é R$ 30,15 e de uma
calça jeans é de R$ 59,59. Crie uma expressão numérica e calcule o  valor a ser
pago se uma pessoa comprar:
a. 2 vestido, 1 camisetas e 1 calça;
b. 3 vestidos e 2 calças;
c. 2 vestido, 2 camisetas e 1 calça.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 04 - Inglês

Hi people! Semana passada começamos a estudar o future com ‘going to’. Lembrando que usamos o ‘going to'; no futuro quando temos certeza de que algo vai acontecer. Hoje conheceremos uma outra forma futura: ‘will’. 
Aula não presencial - Semana 13
Aula 03 - Educação Física

Olá galerinha! Vamos nos divertir? Nessa semana vocês irão reproduzir um jogo de queimada, em dupla, com tampinhas de garrafa pet. Para isso, precisarão de três a quatro tampinhas de uma cor, mais três a quatro de outra cor, e mais duas de cor aleatória para ser aquele que “mata” as demais. Se não conseguirem tampinhas, façam o jogo com pedrinhas ou sementes. Ou se as tampinhas forem da mesma cor, pintem a parte de cima ou colem um papel com a cor desejada. Assistam ao vídeo em anexo:https://drive.google.com/file/d/1hDnUW_Ti4tOIczC0hPFm_rziXRnDatxF/view?usp=sharing
chamem alguém da família e divirtam-se! Enviar registro dessa atividade através de foto ou vídeo. Abraços.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 02 - História

Vamos voltar à aula anterior para relembrar. 

Quem foi NAPOLEÃO BONAPARTE?
Fizeram uma história em quadrinho sobre ele. Mas tem algo que ele no seu governo fez, que foi o Decreto do Bloqueio Continental. Onde nenhuma nação poderia comprar e vender da Inglaterra, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.

ATIVIDADE A FAZER:
Vocês devem descobrir o que esse fato tem a ver com o Brasil. E quando descoberto escrever o que é, e depois representar através de um desenho algo sobre isso. (quem participou da aula do meet sabe o que é).
Aula não presencial - Semana 13
Aula 01 - Geografia

SOBRE A ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS:

ATIVIDADE:

1- No caderno descrever a imagem:

2- Pesquisar uma lista de 10 Transnacionais de origem estadunidense instalada no Brasil, classificando-as por setores. E depois explicar de que modo os produtos por elas produzidas podem influenciar seus hábitos culturais e como a gente muitas vezes não sabe de onde vem os produtos do dia a dia.