segunda-feira, 6 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 07- Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Empatia.
a) Leia com atenção o texto: “Cartilha da Empatia”: https://drive.google.com/file/d/1mXih6CTlQELxKTUjqwg1dXy4XeqarWyP/view?usp=sharing
b) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

1. RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
a. Descreva o que é Empatia?
b. De acordo com o texto, o que significa colocar-se no lugar do outro?
c. Explique as afirmações que seguem:
1º NÃO DESQUALIFIQUE A DOR QUE O OUTRO ESTÁ SENTINDO.
2º MOSTRAR-SE REALMENTE DISPOSTO A AJUDAR.
3º ACONSELHE A PESSOA DEPRIMIDA A BUSCAR ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL.

A EMPATIA É UM SENTIMENTO LIVRE DE INTERESSES.
Keep calm and carry on. Mantenha a calma e continue.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 06- Português
Leia: O que posso fazer para evitar a dengue?
Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na verdade, dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos, como inseticidas de tomada, em aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil. Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas. Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito próximos de você...O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras, mesas, armários, etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também fazem parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados... Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.
Denise Moraes. Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

Questão 1 – Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:
( ) a aplicação de inseticidas.
( ) o uso de raquetes elétricas.

( ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

Questão 2 – No trecho “[...] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los”
retoma:
( ) “Os carros chamados ‘fumacês’”.
( ) “inseticidas”.
( ) “os mosquitos adultos”.

Questão 3 – No segmento “[...] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o
papel de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.

Questão 4 – Em “Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam
as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.

Questão 5 – Na oração “[...] os ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo destacado
poderia ser substituído por:
( ) “surgem”.
( ) “somem”.
( ) “estouram”.

Questão 6 – Na passagem “Acredite, eles estão muito próximos de você...”, o verbo
destacado foi empregado para exprimir:
( ) um alerta.
( ) um pedido.
( ) uma ordem.

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

“[...] potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados...”

No fragmento acima, as reticências indicam:
( ) um clima de suspense.
( ) uma citação incompleta.
( ) a continuação dos locais.

Questão 8 – No período “É por isso que todos podemos ajudar a combater o
mosquito.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 05- Matemática
Expressão algébricas:
Uma expressão matemática que apresenta números e letras, ou
somente letras, é denominada expressão algébrica ou literal.
Exemplos:
1.
a) 2x  + 2y b) ab + c² c) 4n - 3 d) 40 + 1,50x
2. Uma caneta custa x reais, e uma lapiseira custa y reais. Qual é a
expressão algébrica que Caio pode escrever para representar o custo de 2
canetas e 5 lapiseiras iguais a essas?
            2x + 5y

Valor numérico de uma expressão algébrica:
Para calcular o valor numérico de uma expressão algébrica devemos:
 Substituir as letras pelo valor numérico;
 efetuamos os cálculos indicados na seguinte ordem:
a. potenciação;
b. multiplicação e/ou divisão (na ordem que aparecem);
c. soma e/ou subtração (na ordem que aparecem).
obs: a operação entre um número e uma letra (seguidos um do outro) é sempre
a multiplicação. Então 3x é igual a 3.x.
Exemplos:
1. Calcule o valor numérico das expressões algébricas:
a) 2x + 3 para x=4
2.x + 3=
2.4 + 3=
8 + 3 =
11
b)  a+b para: a=3 e b=-5
3 + (-5) =
3 - 5=
-2
c) x³ + x² +x + 7   para x=2
2³ + 2² +2 +7=
8 + 4 + 2 + 7=
21

Exercícios:
1. Calcule o valor numérico das expressões algébricas:
a. 2x + 3     para x=2
b. 3x + 4y   para: x=4 e y=3
c. x³ - x² + x   para x=5
d. 7x - 5y + 2xy    para: x=2 e y=9
e. a + b + c    para: a=5, b=-6 e c= 8
f. 6x - 2xy + 5y   para: x=6 e y=8
Aula não presencial - Semana 08
Aula 04- Artes
ASSUNTO: Renascimento
Olá pessoal! Na aula anterior trabalhamos com desenho de perspectiva, o resultado nos desenhos foi muito satisfatório. Imagino que todos tenham compreendido o quanto faz diferença observarmos e colocarmos perspectiva quando desenhamos. Nem sempre os artistas trabalham ou usam perspectiva em suas obras. Nesta aula vamos trabalhar com pesquisa sobre um período da História da Arte.
Pesquisa: O Renascimento
Criar um texto pesquisando a partir dos seguintes tópicos;
- Quando e onde iniciou;
- Quem foram os principais artistas envolvidos;
- Quais foram as principais mudanças, na arte, ocorridas neste período;
- Para onde o movimento se expandiu;
- Obras importantes que representam esse período;
A pesquisa deverá ser escrita em folha. Quando concluída fotografada e entregue através do Google Sala de Aula. Mantenham os trabalhos guardados em suas pastas, caso seja necessário consultá-los posteriormente.
Bom trabalho e fiquem bem!
Aula não presencial - Semana 08
Aula 03- Geografia
Complementação do assunto da semana passada:
AMÉRICA LATINA E AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Ler o texto abaixo e na sequência copiar e responder as questões no caderno ou Classroom.
A partir do século XVI e ao longo dos séculos seguintes, a população nativa do continente americano miscigenou-se com europeus, com habitantes da África trazidos à força para trabalhar como escravos nas possessões coloniais e com imigrantes de diversas partes do mundo, com destaque para Europa e Ásia. Esse grupo de pessoas construiu diversas sociedades, com costumes e identidades próprias, de norte a sul do continente. No entanto, independentemente das diferenças entre essas sociedades, elas podem ser agrupadas em dois grandes conjuntos, segundo a origem dos .colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países: América Latina e América Anglo-Saxônica.

América Latina:
Sob o nome de América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades cuja língua dominante originou-se do latim (línguas neolatinas), como o português e o espanhol, falados pelos principais povos que colonizaram a América continental. No entanto, o termo “América Latina” refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério de regionalização passou a considerar outros aspectos, como a predominância da religião católica e as condições socioeconômicas da população, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza. Os integrantes da América Latina pertencem aos grupos de países pobres e de economia emergente. Caracterizados pelo baixo nível de desenvolvimento econômico, muitos deles produzem e exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para os países ricos e importam tecnologia e produtos industrializados. Apesar disso, alguns países latino-americanos, como o Brasil, a Argentina e o México, têm importantes parques industriais e economia diversificada.

América Anglo-Saxônica:
A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e pelo Canadá, os dois países mais desenvolvidos se considerarmos os aspectos econômicos e os indicadores sociais do continente. O termo “América Anglo-Saxônica” se deve ao fato de esses países terem sido colonizados principalmente pelo Reino Unido, embora também tenham recebido influência de outros povos europeus. A porção leste do território do Canadá, região da atual província de Quebec, foi colonizada pela França e ainda hoje guarda traços dessa cultura, estabelecendo o francês como língua oficial. Por isso pleiteia sua separação do Canadá e a criação de um Estado independente. Nos Estados Unidos, grandes áreas foram colonizadas por povos latinos, como a Louisiana, fundada pelos franceses, e o Novo México, o Arizona e a Califórnia, pelos espanhóis.

AMÉRICA – ECONOMIA> A economia americana é marcada pela diversidade e por enormes diferenças, com países pautados na agropecuária e outros que ocupam a ponta do desenvolvimento tecnológico e industrial.
Agropecuária - A produção agropecuária é bastante diversificada no continente americano, variando muito de um país para outro.
América Anglo-Saxônica - Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se caracteriza por ser uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater as doenças. O alto grau de mecanização contribui para reduzir o número de trabalhadores rurais, mas favorece a produtividade, como acontece nos chamados belts ou cinturões agrícolas dos Estados Unidos. Entre os principais belts destacam-se o wheat belt (trigo), o corn belt (milho) e o cotton belt (algodão). Tais fatores tornam os países da América Anglo-Saxônica grandes produtores agrícolas, principalmente de trigo, soja, centeio e cevada, com produção voltada para o mercado interno. A pecuária também adota tecnologia avançada, como inseminação artificial e modificação genética, técnicas que aumentam a produtividade. 
América Latina - Em vários países da América Latina, grande parte da produção agropecuária está voltada para a exportação, sendo praticada em extensas propriedades monocultoras. Essa estrutura produtora é herança dos tempos coloniais, das plantations, grandes áreas monocultoras de produtos tropicais (açúcar, banana) voltados para a exportação, que eram cultivados por mão de obra escrava. Muitos países, como Colômbia, Paraguai, Cuba, Guatemala, continuam com suas economias dependentes da exportação de produtos agropecuários, principalmente café, cacau, cana-de-açúcar e banana. Em geral, empregam técnicas rudimentares na produção agropecuária, o que resulta em baixa produtividade. Seus investimentos em mecanização, fertilização, drenagem e recuperação de solos são escassos ou inexistentes. Em contrapartida, países como Brasil, Argentina, México e Chile apresentam regiões onde a produção agropecuária emprega máquinas e tecnologia, o que os leva a obter alta produtividade.
Recursos naturais - O território americano é rico em recursos naturais que são explorados de várias maneiras: a formação geológica do continente propicia a exploração de recursos minerais; a presença de dois oceanos, que banham as costas leste e oeste do continente, favorece a atividade pesqueira; a existência de uma extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de energia elétrica; os diversos tipos de clima, as variadas formas de relevo e os diferentes tipos de solo contribuem para a prática da agropecuária. A biodiversidade das florestas da América também é aproveitada no desenvolvimento de produtos nas indústrias, como a de medicamentos e cosméticos.
Exploração dos recursos minerais:
Na América Anglo-Saxônica, a presença de grandes jazidas minerais, principalmente de petróleo, carvão, ferro, urânio e gás natural, associada à disponibilidade de capitais, possibilitou o desenvolvimento de uma grande e diversificada quantidade de indústrias. Estados Unidos e Canadá empregam modernas técnicas para a extração de minerais. Nesses países, as leis ambientais controlam a produção das empresas por meio de fiscalização rigorosa e aplicação de pesadas multas aos infratores de leis ambientais. Para evitar esse tipo de fiscalização e obter mais lucro, várias empresas mineradoras da América Anglo Saxônica migraram para a América Latina, onde encontram grande quantidade de recursos naturais, poucas leis contra a exploração predatória e mão de obra barata. A economia de muitos países latino-americanos — como a Bolívia, a Jamaica, o Equador e a Venezuela — depende da extração e da exportação de minerais. Porém, apesar de possuir muitas jazidas em seu território, a maior parte desses países não tem tecnologia para pesquisa, extração e beneficiamento, de forma que seus recursos minerais são extraídos por empresas transnacionais.
ATIVIDADES:
1-Qual a diferença entre América Latina e América Anglo Saxônica?
2- Quais são as maiores diferenças na economia nas AMÉRICAS?
3- Como é a agricultura no ESTADOS UNIDOS?
4- Explique como é a agricultura nos países latinos?
5- Como ocorre a exploração de recursos minerais nas duas Américas?
Aula não presencial - Semana 08
Aula 02- História

Atividade persiste em agora demonstrar a família se você aprendeu algo sobre a REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL.
Vou enviar um QUIZZ SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, onde um membro da sua família fará as perguntas se você aprendeu algo sobre o assunto. O pai, mãe, irmãos, ou com alguém que você mora faz as perguntas. Ele lê as opções de resposta e você diz. Anota quantos acertos teve e no final me envia o resultado, mas precisa ser sincero quantos acertou. Enviar o resultado no CLASSROOM.


Aula não presencial - Semana 08
Aula 01- Alemão
Woche von 06.07.2020 bis 10.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht es dir?
Realizar as atividades no seu livro e enviar as respostas ou uma foto do seu livro/caderno anexando-a preferencialmente no Google Sala de aula ou e-mail da professora: 
ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br

ATENÇÃO para a correção das atividades da aula passada! Qualquer dúvida, me escrevam um e-mail, pois as atividades do class room são verificadas ao final do prazo de entrega, quando lhes dou o retorno. Fique ligad@ no prazo de entrega para a professora (postagem na plataforma, por e-mail ou WhatsApp da escola, pois atividades entregues com atraso já tiveram acesso ao arquivo com a correção, portanto serão consideradas diferentemente. Continue se empenhando na realização das tarefas!