terça-feira, 21 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 10
Aula 10 - Ciências

Oi pessoal, tudo certo? Nessa semana envio uma pesquisa sobre planejamento familiar. Para tanto, vocês responderão às perguntas a seguir e depois postar na plataforma.
1. Nome completo:
2. Idade:
3. Você mora com quem? Diga o nome de todas as pessoas que moram com você, qual a relação de parentesco (pai, irmão, etc...) e a idade de cada um.
4. Há quanto tempo seus pais estão juntos? (ou ficaram juntos?)
5. Escreva uma frase que é comum você ouvir do pai/mãe a respeito de namoro.
6. Seus pais/responsáveis falam com você a respeito de sexo?
a) sim, frequentemente conversamos a respeito disso.
b) sim, mas não de forma frequente e direta.
c) não, nunca falamos a respeito disso.
7. Você já saiu sozinho(a) à noite? Quantas vezes?
8. Você namora? Já namorou?
9. Você conhece algum método contraceptivo? Qual?
10. Você pretende ter filhos, algum dia?
a) sim, algum dia.
b) sim, quando Deus quiser.
c) nunca pensei a respeito disso.
d) não pretendo ter filhos.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 09- História

ASSISTIR AO FILME: O PATRIOTA. Preste bem atenção!
(ALUNO LUCAS PODE RESPONDER AS ATIVIDADES ATRAVÉS DE DESENHOS)
TRABALHO DO FILME O PATRIOTA.
1- Descreva três cenas do filme como era a colonização da América Inglesa.( o que cultivavam, produziam).
2- Aponte as causas que levaram os colonos a não aceitar mais a dominação da Metrópole Inglesa.
3- Caracterize o exército colonial, como ele era. ( roupa, armas, treinamento).
4- Qual o fator decisivo para garantir a vitória as tropas coloniais?
5- Como vivia a família de Martin antes da guerra? (descreva).
6- O que aconteceu com Tomás, quando os soldados ingleses chegaram à casa de Martin e levaram Gabriel preso?
7- O que os soldados ingleses faziam com os soldados americanos (das treze colônias) que se rendiam?
8- O que os empregados de Martin responderam ao general inglês, quando este os convidou para lutar em nome do rei da Inglaterra, prometendo que no final da guerra deixariam de ser escravos?
9- Como foram usados os soldadinhos de chumbo do Tomas, pelo Senhor Martin, durante a Guerra?
10- Os Estados Unidos eram colônia de que país?
11- Ao longo do filme, a bandeira da Treze Colônias apareceu muito. Como já viram em outra aula, o povo hoje adora sua Bandeira, seu país, por causa do sofrimento que passaram para se tornar independentes. Descreva duas cenas onde a Bandeira aparece.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 08 - Geografia

OBSERVE OS DOIS MAPAS: VEGETAÇÃO E POLÍTICO: SEQUÊNCIA TEM ATIVIDADES. FAZER NO CADERNO E ENVIAR.





  1. Em que países aparece a vegetação da TUNDRA e como ela é?
  2. O que aconteceu com a floresta temperada?
  3. O que aconteceu com a Savana que no Brasil é chamado de Cerrado?
  4. Qual a vegetação que predomina no Brasil?
  5. Onde tem floresta temperada e subtropical?
Aula não presencial - Semana 10
Aula 07 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Simbolismo religioso cristão.
a) Leia com atenção o texto: “Simbolismo Religioso”.
b) Pesquisa na internet ou em outros materiais que você tenha acesso;
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

SIMBOLISMO RELIGIOSO:
Cada religião possui seu símbolo característico – conheça-o A humanidade sempre buscou respostas para o desconhecido. Quando não encontrava, atribuía-lhe uma característica divina, uma origem misteriosa e superior, a qual não cabia responder questionamentos humanos. Os símbolos religiosos surgem nesse contexto como a representação da crença no superior, no divino. Cada símbolo possui suas características e significados de acordo com a cultura em que surgiu. A simbologia é muito importante para a humanidade, é através dela que estabelecemos padrões representativos do que acreditamos. Embora cada lugar do mundo possua sua própria cultura, os símbolos religiosos aparecem quase que como objetos comuns a toda a humanidade, são atemporais e viajam pelas gerações e culturas, tendo seu significado inclusive alterado às vezes, como no caso da suástica: o símbolo da vida, mas que passou a ser encarado por muitos como o símbolo do mal absoluto do nazismo. Alguns são extremamente famosos: o símbolo da cruz é conhecido por todo o Ocidente, ou ainda o Yin-Yang, que é conhecido principalmente esteticamente aqui no hemisfério ocidental, ou então de maneira superficial como o “masculino e feminino”. Conheça a origem e significado do símbolo religioso, patrimônio da cultura dos povos cristãos.

1. RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
a. Faça uma pesquisa na Internet ou em outros materiais que você tenha sobre qual o símbolo que identifica os cristão (cristianismo).

Aula não presencial - Semana 10
Aula 06 - Português

Crônica: O Homem Trocado 

O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação…
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos…
E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e…
Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.
– O senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer: 
– O senhor está desenganado.
Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem…
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? – perguntou, hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?
Luís Fernando Veríssimo.

Entendendo a crônica.

01 – Que elementos o cronista utilizou para gerar humor no texto?
02 – Justifique o título do texto.
03 – Indique que consequências os seguintes fatos têm na
narrativa:
a) Troca na maternidade.
b) A ida de outro bebê para sua mãe.
c) Engano do cartório.
d) Engano do computador.
e) Engano da companhia telefônica.
f) Engano do médico.
04 – Observe a fala do médico: “— O senhor está desenganado”. Qual o sentido da palavra “desenganado”?
05 – Por que o narrador não fica apreensivo com este diagnóstico?
06 – Por que, no contexto, o uso da palavra “desenganado” gera humor?
07 – Comente o final da crônica. Como se produziu o humor nessa passagem?

Aula não presencial - Semana 10
Aula 05 - Artes

ASSUNTO: Tarsila do Amaral – pintura
Nas últimas aulas trabalhamos com perspectiva em desenhos e pinturas, obras de artista e o Período do Renascimento na História da Arte, momento em que foi utilizada a característica da profundidade e da perspectiva em muitas obras e por muitos artistas. O trabalho desta semana está voltado à artista brasileira Tarsila do Amaral que nos apresenta muitas obras caracterizando a profundidade. Em anexo o desenho de um trabalho da artista, e a tarefa será colorir a imagem: 

Quem puder imprimir a imagem deverá fazê-lo para depois colorir. Se não for possível a impressão você fará o desenho a partir da observação para depois pintá-lo. Depois da imagem colorida, o trabalho deverá ser fotografado e entregue no Google Sala de Aula. Em anexo deixo o link de um vídeo com dicas importantes para desenho em perspectiva. Se puder assista e aproprie-se das ideias para seus futuros desenhos.

Bom trabalho e fique bem! Profe Lia

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 10
Aula 04 - Inglês

Hello people! How are you? I am well. I am only at home. And you?

Como a nova leis de diretrizes da educação foca muito na compreensão e análise de textos, uma vez que eles são exigidos nos vestibulares e provas de concursos, faremos mais uma interpretação. Esse texto, foi digitalizado do livro de vocês. Ele fala sobre uma escola ecológica e sobre problemas ambientais que acabam impactando em nossas vidas. Vocês podem fazer uso do dicionário online ou, se você tiver um, o seu.

Aula não presencial - Semana 10
Aula 03- Alemão

Woche von 20.07.2020 bis 24.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Lieber Schüler / Querid@s alun@s!
Am 20. Juli é considerado o dia do Amigo.
Freunde (amigos), Freundschaft (amizade) tão importante!!

Para acesso às atividades clique no link: https://drive.google.com/file/d/1lB71T09QiEzZaY3_jTiW66kEnLNYMN2j/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 10
Aula 02- Educação Física

Esporte de Campo e Taco: Para fechar essa modalidade esportiva, nessa semana venho propor um jogo de Croquet.
O croquet ou cróquete (ou croqué, no Brasil) é um jogo de recreação, sendo posteriormente transformado em esporte, que constitui em golpear bolas de madeira ou plástico através de arcos encaixados no campo de jogo. Aparentemente o jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830, sendo um derivado do golfe. O jogo aparece no desenho animado Wicket Wacky, do Pica-Pau. 

ATIVIDADE:
Vocês precisarão confeccionar os obstáculos (no mínimo três) a serem percorridos pela bolinha. Sugestões: utilizar garrafas pet, caixinhas de leite. O taco pode ser o cabo de vassoura. Então nosso objetivo é marcar pontos acertando as bolas com um taco através de uma sequência de aros. Delimitem quantas chances cada pessoa vai ter para fazer a bolinha passar pelos aros, chegando no ponto final.

Convidem sua família. Desafiem-se!
Bom jogo e diversão!
Aula não presencial - Semana 10
Aula 01- Matemática

Obs: Após corrigir as atividades da semana passada resolva os exercícios.
Exercícios:

1. Calcule o valor numérico das expressões algébricas:
a. 6x 4 +5x 3 +7x² -18 para x=2
b. 7x³y² - 5 xy  para x=-3 e y=5
c. -3x³.y²- 2x²y² +36 para x=-2 e y=4
d. 6a³b² - a³b³ para a=5 e b=-4

2. Qual o valor numérico da expressão 8x³-16x² + 7x-3 quando:
a. x=2
b. x=-1
c. x=0
d. x=-2
e. x=5

3.  Em uma loja, o preço de um vestido é R$ 124,00 a camiseta é R$ 30,75 e de uma
calça jeans é de R$ 47,59. Crie uma expressão numérica e calcule o  valor a ser
pago se uma pessoa comprar:
a. 1 vestido, 2 camisetas e 1 calça;
b. 2 vestidos e 2 calças;
c. 1 vestido, 3 camisetas e 2 calças.