segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 08 - Educação Física

A atividade desta semana é referente à leitura do artigo da semana passada sobre o sedentarismo.
Responda os seguintes questionamentos:
1 – Quantas pessoas moram na sua casa?
2 – Quantas pessoas praticam atividade física?
3 – Quantas não praticam atividade física?
4 – Qual a regularidade?
( ) 1 a 2 vezes por semana
( ) 3 vezes por semana
( ) mais de 3 vezes por semana
5 – Cite quais atividades são realizadas.
6 – Na sua família existe problemas de diabetes, colesterol ou hipertensão?
Aula não presencial - Semana 12
Aula 07 - História

Após o período do Terror na França, vai surgir uma pessoa que o povo acreditava ser o Salvador da França.

NAPOLEÃO BONAPARTE



O esquema mostra o período que ficou conhecido como Terror na França, onde qualquer pessoa que fosse ser suspeita de algo contra o governo era levado para a guilhotina, sob o comando de Robespierre. Isso se estendeu de 1793 até 1794. Após esse episódio tivemos o chamado Diretório, que vai de 1795 até 1799, quando Napoleão acaba assumindo através do Golpe 18 de Brumário (era o calendário francês)







Após a leitura e assistir o vídeo, elaborar uma História em quadrinho sobre a vida dele. Após pronto enviar uma foto, mas que seja visível de ler e ver os desenhos.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 06 - Geografia

LER O TEXTO, APÓS FAZER UM RESUMO NO CADERNO SOBRE O ASSUNTO.( enviar uma foto visível sobre o resumo) .









Aula não presencial - Semana 12
Aula 05 - Matemática

FUNÇÃO LINEAR DE 1º GRAU:Para começarmos com a função linear de 1º grau, vamos inicialmente relembrar como se resolve uma equação do 1º grau.



EXERCÍCIOS DE REVISÃO:
1. Resolva as equações:
a) x+4=12
b) x+1=9
c) x-2=8
d) x+3=3
e) x+101=300
f) x - 279=237
g) 128+x=-900

2. Resolva as equções:

a) 4x=28
b) 9x= 18
c) 7x=0
d) 35x= -105
e) -8x= 16
f) -20x=10
g) -6x=3

3.  Resolva as equações:
a)7x-1=13
b) 6x=2x+28
c) 5x-2=18+3x
d) 6x-10=2x+14
e) 12x-4=10x+3
f) 5x-2=-3x+7+6
g) 9-x+2=-5x+3+2x
Aula não presencial - Semana 12
Aula 04 - Português

INTERPRETAÇÃO DA TIRA 
Leia:
Questão 1 – Observe a fisionomia da mãe de Mafalda no último quadrinho. Em seguida, comente sobre a referida reação:
Questão 2 – A tira em questão tem fim:
a) humorístico
b) jornalístico 
c) publicitário 
d) didático 
Questão 3 – São acentuadas pela mesma razão gramatical, exceto:
a) não
b) já
c) mês
d) tá 
Questão 4 – Releia:
Não seja assim, Mafalda. Aceite o caramelo que o Manolito está oferecendo.”. Agora, identifique a ideia expressa pelos termos sublinhados:
Aula não presencial - Semana 12
Aula 03 - Arte

ASSUNTO: Op Art
A partir do trabalho da última semana, onde o desenho envolveu ilusão de ótica, vamos conhecer um pouco mais do trabalho de artistas que trabalham com este tipo de obra, OP ART é chamado o movimento artístico referente à este tipo de arte.

Pesquise:
- Características deste movimento artístico;
- Principais artistas do movimento;
- Biografia de dois artistas da Op Art;
- Cite uma obra de cada artista e a técnica utilizada;

O trabalho da pesquisa deverá ser escrito no caderno em forma de texto. Após concluir a pesquisa fotografe e entregue através do Google Sala de Aula.

A Op Art no Brasil tem nomes expressivos entre os quais destacamos os artistas Ivan Serpa, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto e Israel Pedrosa.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 02 - Inglês

Hi group! Nosso pequeno texto de hoje, fala sobre Environmental issues (questões ambientais). Hoje, vamos focar em vocabulário sobre estilo de vida sustentável (Sustainable Lifestyle). Vocês podem usar o dicionário para ajudá-los.
1- What is going to happen (acontecer) to us if we can’t (se não pudermos) breathe (respirar) the air (ar) and drink (beber) the water (água)?
a)We are going to die (morrer) and our interests (interesses) are not going to matter (importar) anymore.
b) We are going to take action (tomar uma atitude) and do something about (sobre) that.
2- The sentence “Anything else you’re interested in is not going to happen…” expresses:
a) An obligation (obrigação) you are not going to fulfill (realizar).
b) A future plan (plano) that is not going to come true (acontecer).
3- What is going to happen if you sit this one out (se você ficar de fora dessa)?
a) Things (coisas) are going to be different.
b) Things are going to change (mudar).

Como você deve ter visto as mesmas palavras em negrito aparecem várias vezes no texto e elas indicam o futuro para planos e intenções. Vamos revisar um pouco essa forma verbal tão importante.

BE GOING TO ( Futuro)
  • A forma futura ‘be going to + base do verbo’ é usada para falar de planos futuros que com certeza acontecerão. Se vocês sabem, com certeza, de alguma coisa que vocês farão, vocês podem usar essa forma.
  • Preciso usar um verbo auxiliar, que é o verbo ‘to be’ + going to + verbo principal + complemento
Ex: I am going to study on the weekend. (Eu estudarei no fim de semana)
They are going to travel to Paris next year. (Eles viajarão para Paris no ano que vem)
He is going to take his first driving lesson.(Ele fará sua primeira aula de direção)
  • Frequentemente usamos o tempo future (going to) com expressões: tomorrow (amanhã), next week (na próxima semana), next year (próximo ano).

Positive
Forma completa
Forma contraída 
Complemento da frase
I am
You are
He/she/ it  is 
We are
You are
They are
I’m
You’re
He’s/she’s/it’s
We’re
You’re
They’re


going to have a vacation
next month. 
Ex: We are going to have a vacation next month. (Nós teremos férias no próximo mês)                  Negative                   
Forma completa
Forma contraída 
Complemento da frase
I am not
You are not
He/she/ it  is  not 
We are not
You are not
They are not
I’m not
You’re not
He’s/she’s/it’s not
We’re not
You’re not
They’re not


going to have a vacation
next month. 
Ex: We are not going to have a vacation next month. (Nós não teremos férias no próximo mês)                    Interrogative                 
Verbo auxiliar vem para a frente do sujeito
Complemento da frase
Am I 
Are you
Is he/ she / it
Are we 
Are you
Are they


going to have a vacation
next month?
Ex: Are we going to have a vacation next month? (Nós teremos férias no próximo mês?)
1- Put the verbs in parentheses into the going to (future) form. (Conjugue os verbos que estão entre parênteses na forma futura do ‘going to’)- Cuide que algumas são interrogativas.
Example: Henry is going to work (work) tomorrow (amanhã) morning.
  1. _________ Jane _____________________ (play) volleyball tomorrow?
  2. I _______________________________ (not have) pudding. I’m on a diet.
  3. What _________ you ________________ (have) for dessert (sobremesa)?
  4. Mr. Balley _________________________ ( not visit) our school this afternoon.
  5. She _____________________________ (build) a new house this year.
  6. Peter Pan ________________________ (help) Sininho.
  7. Robin Hood ________________________ (live) in the forest. (floresta)
  8. ________ the three little pigs ______________________ (scare) the wolf (lobo)?
  9. My next cell phone __________________________ ( not be) an IPhone.
  10. __________ it ____________________________ (rain) tomorrow?
2- Write sentences. Use the going to form. (Escreva frases. Use a forma futura ‘going to’)
     Example: George / wear / a new suit / tonight.
            __George is going to wear a new suit tonight.___
  1. Janet / bring / the baby / tonight
  2. Mr. Taylor / not sell / the house / next year.
  3. You / not wash / your hair / in the afternoon.
  4. We / leave / our home / in the morning.
  5. He / do / his homework / after lunch
  6. I / wear / these shoes / to the party
  7. He / make / pizza / tomorrow.
  8. My brothers / not watch / TV / tonight.
  9. You / study / for your test / this evening
3- Ask questions to these statements. (Faça perguntas destas afirmações)
    Example: John looks tired. He is going to rest (descansar) hoje a noite.
          John looks tired. Is he going to rest tonight?
  1. My grandma can’t walk (caminhar) well. She is going to get (pegar) a cane (bengala).
  2. Their dresses (vestidos) are dirty (sujos). They are going to clean (limpar) them.
  3. My sister isn’t (não está) feeling (sentindo-se) well. She is going to see (ver) a doctor.
  4. Mom (mamãe) needs (precisa) a new dress. She is going to buy (comprar) one this afternoon.
  5. Paul and Fran have (tem) new bikes. They are going to ride (andar) them at the park (no parque)
  6. Freddy has (precisa) to study. He is going to have a test (teste) tomorrow.
  7. The Silvas have just (recém) bought (compraram) a new house. They are going to paint it for Christmas.
Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br

sábado, 1 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 01 - Alemão

Woche von 03.08.2020 bis 07.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Liebe Schüler / Querid@s alun@s! Como vocês estão?

Para acessar as atividades clique no link: https://drive.google.com/file/d/1usErH86vWH69SPjJa3ZGdWdRNfO4ifBm/view?usp=sharing


quarta-feira, 29 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 10 - Ciências

Oie, tudo bem? Nessa semana, vocês devem:
→ assistir ao vídeo sobre Sistema Reprodutor Masculino: 
→ responder às 5 perguntas a seguir e depois postar na plataforma.
1.Para que serve o sistema reprodutor masculino?
2.Dê os nomes das estruturas apontadas pelos números na figura a seguir:
3.Qual é o caminho dos espermatozoides, desde o local de sua produção até a sua eliminação?
4.Para que servem os líquidos contidos no esperma?
5.O que acontece com os tecidos do pênis durante uma excitação sexual? Para que isso serve?

domingo, 26 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 09 - Educação Física

Nesta semana vamos realizar uma leitura de um artigo, de preferência convide toda a família para participar da leitura. O objetivo dessa atividade é para vocês pensarem sobre o assunto, pois na próxima semana estarei encaminhando um trabalho relacionado. Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.Desde a idade juvenil, considerando crianças de todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade, podem perceber a importância da atividade física para a saúde, uma vez que tornam-se evidentes a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo.

Em relação aos indivíduos que já alcançaram a terceira idade, por exemplo, é recomendável a atividade física para evitar ou retardar os casos de Alzheimer, que atingem boa parte da população a partir dos 65 anos. Por contribuir com a redução ou controle de peso e ajudar no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea, a importância da atividade física para a saúde também se dá pelo auxílio na diminuição de ingestão de medicamentos que servem para problemas relacionados a diabetes tipo 2 (aquele que não tem relação com a produção de insulina), pressão alta e níveis de triglicerídeos.

A atividade física pode ser realizada em grupo ou individualmente. 
A importância da atividade física para a saúde e seus benefícios para o funcionamento do corpo: A importância da atividade física para a saúde se reflete em muitas vertentes na rotina dos praticantes. A mudança do estilo de vida sedentária para a prática de hábitos saudáveis é sentida tanto no emocional como fisicamente, e os benefícios são significativos. O tipo de esporte ou atividade pode variar e as vantagens ocorrem da mesma maneira. Seja através de exercícios em grupo ou atividades mais solitárias, como a musculação, por exemplo, cada pessoa deve optar pela atividade melhor adaptável à sua rotina e condicionamento do corpo.
Benefícios da atividade física e contribuições para a saúde:
• Reduz os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão;
• Controle da taxa de colesterol LDL (considerado colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (uma gordura de boa qualidade);
• Auxilia no controle da hipertensão arterial;
• Ameniza o risco de desenvolver diabetes e controla a taxa de glicose no sangue;
• Menores chances de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente quando a atividade física está associada a uma boa alimentação; 
• A importância da atividade física para a saúde também pode ser um fator para o controle de peso, também atrelado a uma alimentação de qualidade;
• Melhora os quadros de depressão, ansiedade, dentre outros problemas relacionados a transtornos psicossociais;
• A importância da atividade física para a saúde também está relacionada às crianças. Além de contribuir com a interação social, evita os quadros de obesidade infantil; 
• Em casos de pessoas idosas, a atividade física contribui com a autoestima. Eles se sentem mais fortes, ativos e com disposição para realizar tarefas simples da rotina.
A atividade aeróbica submete o praticante a uma intensidade menor durante o exercício.

Benefícios da atividade física:
A importância da atividade física para a saúde, além dos aspectos já citados, também favorece nas questões emocionais, resultando em bem-estar, aumento da autoestima e energia para atividades do dia a dia. Apesar do principal objetivo ser voltado para saúde, muitas pessoas pensam na questão estética. Nas praças e academias de musculação, por exemplo, boa parte dos frequentadores estão mais preocupados com o aumento da massa corporal, transmitindo uma melhor forma física e definição muscular. Para pessoas idosas, a prática regular da atividade física também melhora a flexibilidade, a postura e conservação dos ossos, importante para realização de pequenas tarefas no cotidiano. De acordo com o tipo de atividade ou objetivo, os exercícios devem ser escolhidos considerando a finalidade de cada praticante, podendo ser separados em duas categorias:
Exercícios aeróbicos: são exercícios com longa duração e pouca intensidade. Exemplos: caminhada, corrida, natação, dança, e outros esportes com o mesmo nível de exigência física.
Exercícios anaeróbicos: são exercícios de longa duração e baixa intensidade. Exemplos: musculação, ioga e pilates.
 
A ioga é considerada atividade de baixa intensidade. 
A atividade física realizada de forma coletiva ou isolada, é importância para a saúde e também para manter o corpo em forma e resistente. Qualquer atividade que o submeta a uma movimentação regular e ritmada gera benefícios, desde que sua prática seja responsável. Ao contrário dos hábitos saudáveis, o sedentarismo gera sérios danos à saúde. Sendo eles:
• Risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
• Aumento de peso;
• Risco de contrair resfriados por causa da baixa imunidade;
• Facilidade para desenvolver doenças psicológicas, como é o caso do transtorno de ansiedade; 
• Problemas relacionados a fraqueza dos ossos, como artrite, artrose e osteoporose.