sábado, 22 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 05 - Português

Leia:

Disponível em: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br. Acesso em: 11 de maio de 2016.

Questão 1 – Pela leitura da tira, podemos afirmar que Garfield é:
a) animado
b) inquieto
c) preguiçoso
d) ágil
Questão 2 – Observe a transformação da feição do Jon no diálogo com o Garfield. Por quê ela acontece?
Questão 3 – Releia:
“Correr por que?!”
Justifique o emprego da forma acima destacada:
Questão 4 – Identifique na tira uma inadequação referente à concordância verbal. Em seguida, explique o porquê da inadequação, fazendo a alteração necessária:
Aula não presencial - Semana 14
Aula 04 - Matemática

PRODUTO CARTESIANO
→ Par ordenado
A figura mostra a planta de uma sala de aula. Nela há classes individuais dispostas em linhas e colunas.
  • A classe A está situada na terceira linha e segunda coluna. Vamos indicar esse fato por: (3,2).
  • A classe B está situada na segunda linha e terceira coluna. Vamos indicar esse fato por: (2,3).
Como as classes ocupam lugares diferentes, é fácil perceber que: (3,2) ≠ (2,3).
Isso mostra que a ordem em que escrevemos esses números é importante. os pares de números onde a ordem dos elementos deve ser respeitada são chamados de: PARES ORDENADOS.
Então:
Par Ordenado:                                     Par Ordenado:
(3,2)                                                    (2,3)
#3 é o 1° elemento                              # 2 é o 1° elemento
#2 é o 2° elemento                              #3 é o 2º elemento

→ Observação: Um par ordenado é indicado entre parênteses e os elementos são separados por vírgula.

Exercícios:
1- Escreva os pares ordenados, segundo a indicação:
a)O primeiro elemento é 5 e o segundo elemento é 3.
b)O primeiro elemento é -8 e o segundo elemento é 0.
c)O primeiro elemento é -6 e o segundo elemento é -1.

2. Complete com os símbolos = ou ≠
a)(8,3) ……(8,3)
b)(5,-4) ……(-4,5)
c)(3,7) …….(6/2,21/3)
d)(-5,2).......(2,-5)
e)(-9,-4)....(-4,-9)

3. Determine x e y para que cada uma das igualdades seja verdadeira:
a)(x,y) = (6,-8) x=6 e y=-8
b)(x,-3) =(-4,y)
c)(2x,-7)=(6,y)
d)(x+1,2y-1)=(-1,0)
e)(x,y+1)=(9,6)

PLANO CARTESIANO
Duas retas numeradas (perpendiculares), denominadas eixos, que se interceptam no ponto zero (origem) , dividem o plano em quatro regiões (quadrantes).


A representação de um ponto no plano cartesiano é feita por meio de dois números:
  • O primeiro número do par ordenado chama-se abscissa do ponto.
  • O segundo número do par ordenado chama-se ordenada do ponto.
Exemplo:
Veja a representação dos seguintes pares ordenados:
  • A (2,3) - 1° quadrante
  • B (-2,-5) - 2º quadrante
  • C (-3,-2) - 3º quadrante
  • D (3,-4) - 4º quadrante
  • E (5,0) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.
  • F (-4,0) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.
  • G (0,-3) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.


Exercícios:
1-Dê as coordenadas de cada ponto do plano cartesiano:

a)A
b)B
c)C
d)D
e)E
f)F
g)G
h)H
i)I
j)J
k)K
l)L
m)M

2. Desenhe um plano cartesiano e coloque os seguintes pontos:
a)A (2,4)      e) E (1,5)       i) I (0,-4)
b)B (4,2)      f) F (5,1)        j) J (-4,0)
c)C (0,5)      g) G (4,-2)     k) K (0,0)
d)D ( 5,0)     h) H (-3,1)     l) L (-2,-3)
Aula não presencial - Semana 14
Aula 03 - Inglês

Hello guys, how are you?
1. Read the comic strip and do the activities that follow. (Leia a tirinha e faça as atividades que seguem). Para acessar o material e as atividades, clique no link: https://drive.google.com/file/d/1TMdbXqccrmr2tUjLnVjeRgRk4R2cxpa4/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 14
Aula 02 - História

LEIA AS PRINCIPAIS IDEIAS E RESPONDA AS QUESTÕES NA SEQUÊNCIA EM SEU CADERNO. ASSISTA TAMBÉM AO DOCUMENTÁRIO:

Aula não presencial - Semana 14
Aula 01 - Geografia

O assunto desta semana é o CANADÁ. Para isto quero que vocês assistiam o vídeo na sequência e copiem as características sobre o país no seu caderno. Aula que vem terá atividades no Meet.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 13
Aula 10 - Ciências

Oi turma! Estão com saudades? Eu tô! Pois é... mas por enquanto... ainda não podemos voltar às aulas presenciais... Enquanto isso, nessa etapa vocês devem:

→ Assistir ao vídeo sobre Ciclo menstrual:

→ Realizar a atividade a seguir e depois postar na plataforma.

Construa um mapa conceitual sobre o ciclo menstrual. Nesse mapa, os seguintes termos são obrigatórios:
- puberdade
- hormônios
- ovulação
- menstruação
- fecundação
- período fértil
- menopausa
Importante: é claro que vocês podem usar outras palavras também... mas essas acima são obrigatórias...
Aula não presencial - Semana 13
Aula 09 - Alemão

Woche von 17.08.2020 bis 21.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Hallo, liebe Schüler / Querid@s alun@s, tudo bem com vocês? Espero que sim. Na semana passada então tivemos uma semana especial, encontro com professores conselheiros pelo meet, bem bacana. Agora seguimos firmes, continuando o que estávamos estudando na disciplina de língua alemã.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 08 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES: 
a) O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. 
b) As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. 

c) Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br.

ASSUNTO DA SEMANA: Relacionamento Pais e Filhos.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
a) Leia com atenção o texto: “A tigela de madeira’.
b) Assista ao vídeo:
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

Tigela de Madeira
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes. A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. –“Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho. –“Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão. Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação. Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, ás vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair no chão. O menino de quatro anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança: -“O que você está fazendo?” O menino respondeu docemente: - “Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer.” O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou toalha da mesa sujava...

Reflexão: 
De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua, e amanhã será melhor. Aprendi que se pode conhecer bem uma pessoa, pela forma como ela lida com três coisas: um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram. Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem. Aprendi que “saber ganhar” a vida não é a mesma coisa que “saber viver”. Aprendi que a vida às vezes nos dá uma segunda chance. Aprendi que a vida não é só receber, é também dar. Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir. Mas, se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho e procurar fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo. Aprendi que quando decido algo com o coração aberto, geralmente acerto. Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor para os outros. Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano – segurar na mão, receber um abraço afetuoso, ou simplesmente um tapinha amigável nas costas. Aprendi que ainda tenho muito que aprender. Aprendi que você deveria passar esta mensagem para todos os seus amigos, às vezes eles precisam de algo para iluminar seu dia. As pessoas se esquecerão do que você disse... Esquecerão o que você fez... Mas nunca se esquecerão como você as tratou.
(Autor Desconhecido: http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/tigela_madeira .htm) - 

ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Como você tem tratado seus pais? R.:
2. Se você tivesse um filho daria a mesma atenção e educação que seus pais lhe deram ou o que faria de diferente? R.:
3. Complete a frase: “Posso colaborar para uma boa convivência em casa, na escola e com meus vizinhos se eu for mais........................................”.
4. R.:





Aula não presencial - Semana 13
Aula 07 - Português

PRODUÇÃO TEXTUAL

Oi alunos! Para a semana a atividade será a seguinte: crie uma tirinha bem humorada, sobre algum assunto e que também traga algum ensinamento.
OBS: como a tirinha envolve desenho, sugiro que façam no caderno ou numa folha, depois tirem uma foto bem bonita e enviem pelo google classroom, ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 13
Aula 06 - Arte

ASSUNTO: Op Art / Victor Vasarely

Nosso último trabalho relacionado ao movimento Op Art terá continuidade com uma releitura de obra do artista deste período Victor Vasarely. Observe as imagens de obras abaixo, elas lembram caixas coloridas. Para o trabalho das próximas duas aulas você deverá escolher uma caixa qualquer, grande ou pequena (remédio, creme dental, sapato, fósforo, gelatina...) que você tiver. Pense em alguma forma de decorar a caixa tendo como ideia as obras observadas, poderá utilizar colagem, pintura com tinta, lápis de cor, canetinha ou giz de cêra. Lembre-se você precisa encapar sua caixa para depois trabalhar nela. Faça seu trabalho com calma, um pouco a cada dia, mas com muito capricho. Esta é uma atividade para duas semanas. Trabalhe com bastante criatividade! Ao concluir seu trabalho fotografe ou faça um pequeno vídeo e entregue através do Google Sala de Aula.