segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 04- Educação Física

Lutas:
Estoura balões: material utilizado: balões e barbante. Em dupla, cada um com um balão cheio preso com barbante em um dos tornozelos. Objetivo: estourar o balão do outro com os pés e, ao mesmo tempo, defender o seu por meio de esquivas. Ganha quem conseguir estourar primeiro o balão. Se não tiver balão, confeccione um enchendo uma sacola plástica de ar, amarrando-a com barbante.
Lutar ajoelhado: em dupla ajoelhados, um de frente para o outro; com movimentos dos membros superiores (braços), mão com mão, fazer força para tentar desequilibrar o oponente. Vence o confronto quem conseguir fazer o adversário encostar outra parte do corpo no chão.

Empurrar com as costas: movimentos de desequilíbrio sem utilizar as mãos. Trace uma linha no chão. Posicionem-se um de cada lado da linha, com as costas apoiadas um no outro. Ganha o confronto quem conseguir invadir o espaço do oponente, empurrando-o com as costas. 

Enviar uma foto ou vídeo com registro da atividade prática. Podem enviar registro das três atividades ou escolherem uma das brincadeiras.
Aula não presencial - Semana 15
Aula 03 - Alemão

Woche von 31.08.2020 bis 04.09.2020
Lehrerin: Frau Wiest
HALLO! WIE GEHT’S DIR?
Olá! Como vai?
Vamos iniciar a tarefa da semana corrigindo primeiramente a atividade 18 do livro, página 52, onde vocẽ marcou com um x quando:
ch como em “ich”
c. nicht
d. richtig
g. möchte
ch como em “acht”
Buch
machen
e. lachen
f. Achtung
h.noch

Agora seguimos com a correção da atividade da semana passada sobre a música. Está no arquivo anexado: https://drive.google.com/file/d/1pBlsN7BUiIqgZ2TJzWWhXuAwRqo5kTR2/view?usp=sharing

ATIVIDADE DA SEMANA: Página 53 Atividades 19 e 20.

KUSS
FRAU WIEST

sábado, 29 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 02 - Inglês

Hello people, how are you?
1. Read the following text and match the titles below to their predictions about the future of the family in the text. (Leia o texto abaixo e escolha um título para cada texto de acordo com o que o texto prevê de como serão as famílias daqui a 50 anos).

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 01 - Matemática

FUNÇÃO DO 1º GRAU
É toda função que pode ser escrita na forma:
y=ax+b
onde a e b são números reais e a≠0.

GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU:
Para construir um gráfico da função: y=x+1
Atribuímos valores quaisquer para x e calculamos, pela substituição, os valores correspondentes de y.

Para x=2 ⇒ y=2+1⇒ y=3
Para x=1 ⇒ y=1+1⇒ y=2
Para x=0 ⇒ y=0+1⇒ y=1
Para x=-1 ⇒ y=-1+1⇒ y=0
Para x=-2 ⇒ y=-2+1⇒ y=-1
montamos uma tabela:

x
y
2
3
1
2
0
1
-1
0
-2
-1
  • temos os pares ordenados: (2,3) , (1,2) , (0,1) , (-1,0) e (-2,-1)
  • marcamos cada par ordenado no plano cartesiano e unimos os pontos formando uma reta.


EXERCÍCIOS:
1-Construir o gráfico de cada uma das seguintes funções:
a)y=2x
b)y=-3x
c)y= 5x-1
d)y= 3x+1
e)y=4-x
f)y= -x+1

Assistir ao meet: 02/09, das 13 às 13:45 - link: meet.google.com/umv-njmd-zmy

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Atividade QUIZ.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
a) Tenha por base as atividades e textos indicados para os períodos de estudos das semanas anteriores.
b) Responda ao Formulário "Quiz": https://forms.gle/7c9CAQjv8rKH8UA78
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).
Boa semana!
Aula não presencial - Semana 14
Aula 08 - Ciências

Olá!! Tudo bem? Dando sequência à parte da Reprodução Humana, nessa semana o assunto é Gravidez. Vocês devem:
→ Assistir ao vídeo sobre Gravidez no link:

→ Resolver as atividades a seguir, depois fotografar e postar na plataforma.
1. O que é preciso para que aconteça uma gravidez?
2. Em que local do corpo feminino espermatozoide e ovócito se encontram?
3. Onde acontece a implantação e desenvolvimento do embrião?
4. Como saber se a mulher está grávida?
5. Qual o papel do líquido amniótico e da placenta na gravidez?
6. Quanto tempo dura a gravidez? O que acontece no final dela?
7. Que cuidados devem ser tomados pela mãe durante a gravidez e com o bebê após o seu nascimento?
Aula não presencial - Semana 14
Aula 07 - Alemão

HALLO!! WIE GEHT’S?

Olá! Como vai?  A proposta para essa semana será um pouco diferente, envolve um clipe da música “Wir sind alle wie eins” (Somos todos como um) e a mensagem que ela nos traz. Atenção para as tarefas:

Assistir ao video :


Realizar, no caderno, a atividade anexada. Explicação dos enunciados:

1. Marcar as palavras que aparecem na música. (apenas 10 estão corretas)
2. Procure as traduções das palavras e escreva nos espaços.
3. Preencher as lacunas com as palavras listadas.

Ler o arquivo enquanto a música toca novamente (frases e alemão e português), depois escrever se gostou, e o que pensou sobre a mensagem transmitida pela música. Não esquecer de enviar a foto da atividade realizada no caderno, postando na plataforma Google Sala de aula. 
Para acesso às atividades clique nos endereços abaixo:
link 1: https://drive.google.com/file/d/1whSG_ntIp4YttN9hQpMAotLlvkxYPHQZ/view?usp=sharing
link 2: https://drive.google.com/file/d/1pYop4RzDQQ15js7m88KNWznKHqtpK4EI/view?usp=sharing


Aula não presencial - Semana 14
Aula 06 - Educação Física

Lutas:

A partir dessa semana, iremos aprender um assunto novo nas aulas de Educação Física: luta. Você sabe o que essa palavra significa? A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem o uso de armas. A luta é uma disputa em que o oponente deve ser atacado, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa, e caracteriza-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Na maioria das lutas, antes de iniciá-las, existe saudações que são formas de cumprimentar respeitosamente as pessoas que as praticam; elas podem ser feitas em pé ou de joelhos. Ao praticar uma luta, podemos nos propiciar benefícios como momentos de lazer, aprimoramento das capacidades físicas e motoras, elevação da autoestima, desenvolvimento dos diversos aspectos do comportamento humano e da cidadania, melhora na qualidade de vida e ampliação da cultura corporal do movimento.



Judô

Judô ou judo (柔道 Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é uma arte marcial, praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujitsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918). A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogi e que, com a faixa (obi), formam o equipamento necessário à sua prática. O judogi que é composto pelo casaco (Wagi), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa, o judogi pode ser branco ou azul, sendo o último utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos e na identificação dos atletas durante as transmissões de televisão.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, o Judô teve um aumento significativo no número de praticantes. Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento

História
O Judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país. O judô foi incluído nas Olimpíadas em 1972, após ter sido disputado em 1964, em Tóquio, por ser o esporte mais popular do país-sede.

No Brasil 
No fim da década de 1910 e no início da década seguinte, Takaharu (ou Takaji) Saigo, 4° dan de Judô, ensinava a arte na cidade de São Paulo, em sua academia localizada na Rua Brigadeiro Luís Antônio. Em 1922 e 1923, ele chegou a fazer demonstrações da arte perante personalidades políticas e militares da época e teve alunos tanto japoneses quanto não japoneses. Diz-se que Takaharu Saigo era neto de Takamori Saigo, um dos homens mais importantes da Restauração Meiji no Japão. Mitsuyo Maeda, também conhecido Conde Koma, fez sua primeira apresentação em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará em outubro de 1925, onde popularizou seus conhecimentos dessa arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido. Essa ida do Conde Koma para o estado do Pará, resultaria em seu contato com Gastão Gracie, dono de circo local. Este contato do Mestre japonês com o Clã Gracie e com Luiz França, outro de seus alunos,[7] originaria num futuro próximo o desenvolvimento do Jiu-jitsu brasileiro.

Um dos primeiros torneios de judô foi realizado no dia 01 de maio de 1931 na cidade de Araçatuba, estado de São Paulo. Organizado por Yuzo Abematsu, 4º dan e ex-professor de judô da Escola Superior de Agronomia de Kagoshima, da Segunda Escola de Ensino Médio e do Batalhão da Polícia do Exército do Japão, o torneio incluiu lutas contra boxe e luta greco-romana. O judô no Brasil passou a ser organizado e largamente difundido a partir de agosto de 1933, com a fundação da Hakkoku Jûkendô Renmei, a Federação de Judô e Kendô do Brasil, por ocasião do 25º aniversário da imigração japonesa ao Brasil. Do lado do judô, foram membros fundadores as seguintes personalidades: Katsutoshi Naito, Tatsuo Okochi, Teruo Sakata,Zensaku Yoshida e Shigueto Yamasaki.

Três princípios:
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes:
· Princípio da Máxima Eficiência (Seiryoku Zen’Yo).
· Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei).
· Princípio da Suavidade (Ju).

Graduações:
Os judocas são classificados em duas graduações: kyu e dan.
As promoções no judô baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições. No caso de promoção de kyu (classificação), faixa branca a marrom, é outorgada pela associação/academia. No caso de promoção das graduações de 1º dan até 5º dan são realizadas pela banca examinadora da Liga ou Federação Estadual, as outras graduações superiores pela Confederação Nacional. Os praticantes de judô se classificam em dois grandes grupos - kyu (iniciantes) e dan (peritos) -, subdivididos, respectivamente, em seis e dez graduações, e identificados por faixas coloridas (Obi) que usam na cintura. Para os kyu a ordem de graduação é decrescente e as faixas têm cores branca (6°), amarela (4°), verde (3°),roxa ou azul (2°) e marrom (1°). A numeração dos dan cresce de acordo com o seu valor:1° a 5°, faixa-preta; 6° a 8, vermelha e branca,rajada; 9° e 10°, faixa vermelha. Fonte:Barsa

As faixas vão na ordem de:
1. Branca 2. Cinza 3. Azul 4. Amarela 5. Laranja 6. Verde 7. Roxa 8. Marrom 9. Preta 10. Branca/Vermelha, totalizando 10 faixas. 

Branca 

Cinza 

Azul 

Amarela 

Laranja 

Verde 

Roxa 

Marrom 

Preta 

sábado, 22 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 05 - Português

Leia:

Disponível em: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br. Acesso em: 11 de maio de 2016.

Questão 1 – Pela leitura da tira, podemos afirmar que Garfield é:
a) animado
b) inquieto
c) preguiçoso
d) ágil
Questão 2 – Observe a transformação da feição do Jon no diálogo com o Garfield. Por quê ela acontece?
Questão 3 – Releia:
“Correr por que?!”
Justifique o emprego da forma acima destacada:
Questão 4 – Identifique na tira uma inadequação referente à concordância verbal. Em seguida, explique o porquê da inadequação, fazendo a alteração necessária:
Aula não presencial - Semana 14
Aula 04 - Matemática

PRODUTO CARTESIANO
→ Par ordenado
A figura mostra a planta de uma sala de aula. Nela há classes individuais dispostas em linhas e colunas.
  • A classe A está situada na terceira linha e segunda coluna. Vamos indicar esse fato por: (3,2).
  • A classe B está situada na segunda linha e terceira coluna. Vamos indicar esse fato por: (2,3).
Como as classes ocupam lugares diferentes, é fácil perceber que: (3,2) ≠ (2,3).
Isso mostra que a ordem em que escrevemos esses números é importante. os pares de números onde a ordem dos elementos deve ser respeitada são chamados de: PARES ORDENADOS.
Então:
Par Ordenado:                                     Par Ordenado:
(3,2)                                                    (2,3)
#3 é o 1° elemento                              # 2 é o 1° elemento
#2 é o 2° elemento                              #3 é o 2º elemento

→ Observação: Um par ordenado é indicado entre parênteses e os elementos são separados por vírgula.

Exercícios:
1- Escreva os pares ordenados, segundo a indicação:
a)O primeiro elemento é 5 e o segundo elemento é 3.
b)O primeiro elemento é -8 e o segundo elemento é 0.
c)O primeiro elemento é -6 e o segundo elemento é -1.

2. Complete com os símbolos = ou ≠
a)(8,3) ……(8,3)
b)(5,-4) ……(-4,5)
c)(3,7) …….(6/2,21/3)
d)(-5,2).......(2,-5)
e)(-9,-4)....(-4,-9)

3. Determine x e y para que cada uma das igualdades seja verdadeira:
a)(x,y) = (6,-8) x=6 e y=-8
b)(x,-3) =(-4,y)
c)(2x,-7)=(6,y)
d)(x+1,2y-1)=(-1,0)
e)(x,y+1)=(9,6)

PLANO CARTESIANO
Duas retas numeradas (perpendiculares), denominadas eixos, que se interceptam no ponto zero (origem) , dividem o plano em quatro regiões (quadrantes).


A representação de um ponto no plano cartesiano é feita por meio de dois números:
  • O primeiro número do par ordenado chama-se abscissa do ponto.
  • O segundo número do par ordenado chama-se ordenada do ponto.
Exemplo:
Veja a representação dos seguintes pares ordenados:
  • A (2,3) - 1° quadrante
  • B (-2,-5) - 2º quadrante
  • C (-3,-2) - 3º quadrante
  • D (3,-4) - 4º quadrante
  • E (5,0) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.
  • F (-4,0) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.
  • G (0,-3) - Os pontos situados sobre os eixos não pertencem a nenhum dos quadrantes.


Exercícios:
1-Dê as coordenadas de cada ponto do plano cartesiano:

a)A
b)B
c)C
d)D
e)E
f)F
g)G
h)H
i)I
j)J
k)K
l)L
m)M

2. Desenhe um plano cartesiano e coloque os seguintes pontos:
a)A (2,4)      e) E (1,5)       i) I (0,-4)
b)B (4,2)      f) F (5,1)        j) J (-4,0)
c)C (0,5)      g) G (4,-2)     k) K (0,0)
d)D ( 5,0)     h) H (-3,1)     l) L (-2,-3)
Aula não presencial - Semana 14
Aula 03 - Inglês

Hello guys, how are you?
1. Read the comic strip and do the activities that follow. (Leia a tirinha e faça as atividades que seguem). Para acessar o material e as atividades, clique no link: https://drive.google.com/file/d/1TMdbXqccrmr2tUjLnVjeRgRk4R2cxpa4/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 14
Aula 02 - História

LEIA AS PRINCIPAIS IDEIAS E RESPONDA AS QUESTÕES NA SEQUÊNCIA EM SEU CADERNO. ASSISTA TAMBÉM AO DOCUMENTÁRIO:

Aula não presencial - Semana 14
Aula 01 - Geografia

O assunto desta semana é o CANADÁ. Para isto quero que vocês assistiam o vídeo na sequência e copiem as características sobre o país no seu caderno. Aula que vem terá atividades no Meet.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 13
Aula 10 - Ciências

Oi turma! Estão com saudades? Eu tô! Pois é... mas por enquanto... ainda não podemos voltar às aulas presenciais... Enquanto isso, nessa etapa vocês devem:

→ Assistir ao vídeo sobre Ciclo menstrual:

→ Realizar a atividade a seguir e depois postar na plataforma.

Construa um mapa conceitual sobre o ciclo menstrual. Nesse mapa, os seguintes termos são obrigatórios:
- puberdade
- hormônios
- ovulação
- menstruação
- fecundação
- período fértil
- menopausa
Importante: é claro que vocês podem usar outras palavras também... mas essas acima são obrigatórias...
Aula não presencial - Semana 13
Aula 09 - Alemão

Woche von 17.08.2020 bis 21.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Hallo, liebe Schüler / Querid@s alun@s, tudo bem com vocês? Espero que sim. Na semana passada então tivemos uma semana especial, encontro com professores conselheiros pelo meet, bem bacana. Agora seguimos firmes, continuando o que estávamos estudando na disciplina de língua alemã.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 08 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES: 
a) O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. 
b) As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. 

c) Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br.

ASSUNTO DA SEMANA: Relacionamento Pais e Filhos.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
a) Leia com atenção o texto: “A tigela de madeira’.
b) Assista ao vídeo:
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

Tigela de Madeira
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes. A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. –“Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho. –“Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão. Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação. Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, ás vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair no chão. O menino de quatro anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança: -“O que você está fazendo?” O menino respondeu docemente: - “Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer.” O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou toalha da mesa sujava...

Reflexão: 
De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua, e amanhã será melhor. Aprendi que se pode conhecer bem uma pessoa, pela forma como ela lida com três coisas: um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram. Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem. Aprendi que “saber ganhar” a vida não é a mesma coisa que “saber viver”. Aprendi que a vida às vezes nos dá uma segunda chance. Aprendi que a vida não é só receber, é também dar. Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir. Mas, se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho e procurar fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo. Aprendi que quando decido algo com o coração aberto, geralmente acerto. Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor para os outros. Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano – segurar na mão, receber um abraço afetuoso, ou simplesmente um tapinha amigável nas costas. Aprendi que ainda tenho muito que aprender. Aprendi que você deveria passar esta mensagem para todos os seus amigos, às vezes eles precisam de algo para iluminar seu dia. As pessoas se esquecerão do que você disse... Esquecerão o que você fez... Mas nunca se esquecerão como você as tratou.
(Autor Desconhecido: http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/tigela_madeira .htm) - 

ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Como você tem tratado seus pais? R.:
2. Se você tivesse um filho daria a mesma atenção e educação que seus pais lhe deram ou o que faria de diferente? R.:
3. Complete a frase: “Posso colaborar para uma boa convivência em casa, na escola e com meus vizinhos se eu for mais........................................”.
4. R.:





Aula não presencial - Semana 13
Aula 07 - Português

PRODUÇÃO TEXTUAL

Oi alunos! Para a semana a atividade será a seguinte: crie uma tirinha bem humorada, sobre algum assunto e que também traga algum ensinamento.
OBS: como a tirinha envolve desenho, sugiro que façam no caderno ou numa folha, depois tirem uma foto bem bonita e enviem pelo google classroom, ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 13
Aula 06 - Arte

ASSUNTO: Op Art / Victor Vasarely

Nosso último trabalho relacionado ao movimento Op Art terá continuidade com uma releitura de obra do artista deste período Victor Vasarely. Observe as imagens de obras abaixo, elas lembram caixas coloridas. Para o trabalho das próximas duas aulas você deverá escolher uma caixa qualquer, grande ou pequena (remédio, creme dental, sapato, fósforo, gelatina...) que você tiver. Pense em alguma forma de decorar a caixa tendo como ideia as obras observadas, poderá utilizar colagem, pintura com tinta, lápis de cor, canetinha ou giz de cêra. Lembre-se você precisa encapar sua caixa para depois trabalhar nela. Faça seu trabalho com calma, um pouco a cada dia, mas com muito capricho. Esta é uma atividade para duas semanas. Trabalhe com bastante criatividade! Ao concluir seu trabalho fotografe ou faça um pequeno vídeo e entregue através do Google Sala de Aula.





Aula não presencial - Semana 13
Aula 05 - Matemática

TRABALHO INDIVIDUAL( SONDAGEM DIAGNÓSTICA)

1. Calcule o valor numérico das expressões algébricas:
a. 5x³+2x² -5 para x=2
b. x³y² - 3 x²y  para x=-3 e y=5
c. x³.y²- 2x² +3y² para x=-2 e y=4
d. 3a³b² - 2a³b³ para a=-1 e b=2

2. Qual o valor numérico da expressão 4x³-6x² + 5x-1 quando:
a. x=2
b. x=-1
c. x=0
d. x=-2
e. x=5

3.  Em uma loja, o preço de um vestido é R$ 127,00 a camiseta é R$ 30,15 e de uma
calça jeans é de R$ 59,59. Crie uma expressão numérica e calcule o  valor a ser
pago se uma pessoa comprar:
a. 2 vestido, 1 camisetas e 1 calça;
b. 3 vestidos e 2 calças;
c. 2 vestido, 2 camisetas e 1 calça.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 04 - Inglês

Hi people! Semana passada começamos a estudar o future com ‘going to’. Lembrando que usamos o ‘going to'; no futuro quando temos certeza de que algo vai acontecer. Hoje conheceremos uma outra forma futura: ‘will’. 
Aula não presencial - Semana 13
Aula 03 - Educação Física

Olá galerinha! Vamos nos divertir? Nessa semana vocês irão reproduzir um jogo de queimada, em dupla, com tampinhas de garrafa pet. Para isso, precisarão de três a quatro tampinhas de uma cor, mais três a quatro de outra cor, e mais duas de cor aleatória para ser aquele que “mata” as demais. Se não conseguirem tampinhas, façam o jogo com pedrinhas ou sementes. Ou se as tampinhas forem da mesma cor, pintem a parte de cima ou colem um papel com a cor desejada. Assistam ao vídeo em anexo:https://drive.google.com/file/d/1hDnUW_Ti4tOIczC0hPFm_rziXRnDatxF/view?usp=sharing
chamem alguém da família e divirtam-se! Enviar registro dessa atividade através de foto ou vídeo. Abraços.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 02 - História

Vamos voltar à aula anterior para relembrar. 

Quem foi NAPOLEÃO BONAPARTE?
Fizeram uma história em quadrinho sobre ele. Mas tem algo que ele no seu governo fez, que foi o Decreto do Bloqueio Continental. Onde nenhuma nação poderia comprar e vender da Inglaterra, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.

ATIVIDADE A FAZER:
Vocês devem descobrir o que esse fato tem a ver com o Brasil. E quando descoberto escrever o que é, e depois representar através de um desenho algo sobre isso. (quem participou da aula do meet sabe o que é).
Aula não presencial - Semana 13
Aula 01 - Geografia

SOBRE A ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS:

ATIVIDADE:

1- No caderno descrever a imagem:

2- Pesquisar uma lista de 10 Transnacionais de origem estadunidense instalada no Brasil, classificando-as por setores. E depois explicar de que modo os produtos por elas produzidas podem influenciar seus hábitos culturais e como a gente muitas vezes não sabe de onde vem os produtos do dia a dia.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Dia do Estudante

Queridos Alunos!!!


Queremos parabenizá-los pelo dia do estudante. Pensando com carinho em vocês programamos uma semana de pausa. Queremos parabenizar aos que estão com as atividades em dia, e também dedicar o tempo desta semana para aqueles que ainda estão com tarefas em atraso. Então para essa semana teremos um encontro pelo meet com o professor conselheiro de cada turma, professora Lia fará um concurso de desenho e ainda preparamos uma mensagem bem especial para vocês:


Parabéns estudantes! Um abraço dos professores e equipe diretiva.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Dia do Estudante


Dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante. A data é comemorada com atividades culturais nas Escolas Municipais de Dois Irmãos, devido a pandemia do coronavírus, a comemoração não poderá ser realizada presencialmente, mas será lembrada por aqui. Este ano a dança ganha espaço, a dança que diverte, impressiona com a variedade de passos realizados com o corpo pelo artista e movimenta quem assiste. Devido a nova realidade do momento, vocês estão estudando em suas casas, muitas vezes deitados, usando mais o celular com uma postura não muito adequada. Por isso, além de incentivar a experimentação artística que é muito válida para o desenvolvimento pessoal do ser humano, queremos alertar sobre a necessidade de cuidar do corpo, a importância do alongamento para uma qualidade de vida, fazendo com que vocês se sintam melhor para estudar e aprender mais.
A Administração Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento de Cultura, e em parceria com a Escola de Dança Mega Dence, convida os alunos e as suas famílias a alongar e a dançar através de vídeo, fazendo um alerta para importância de ter uma qualidade de vida.

FELIZ DIA DO ESTUDANTE!


terça-feira, 4 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 10 - Ciências

Olá, tudo bem? Nessa semana, vocês devem:
→assistir ao vídeo sobre Sistema Reprodutor Feminino:
→ responder às 4 perguntas a seguir e depois postar na plataforma.
1. Para que serve o sistema reprodutor feminino?
2. Quais são as estruturas que compõe o chamado pudendo feminino?
3. Dê o nome das estruturas indicadas a seguir:

4. Em que local acontece:
a) a produção de ovócitos?
b) a fecundação (encontro do espermatozoide e ovócito)?
c) o desenvolvimento do bebê?

Aula não presencial - Semana 12
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES:
O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o email institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br.

ASSUNTO DA SEMANA: Multiculturalismo religioso: Consciência Ética. Leia com atenção o texto: “Desenvolver a consciência ética” do Prof. Nei Pies. Assista ao vídeo e anote as informações: 

Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

DESENVOLVER NOSSA CONSCIÊNCIA ÉTICA
Por Nei A. Pies: 01/08/2020 

As ações humanitárias de uma pessoa revelam a sua consciência ética. Ela percebe que pode propiciar felicidade para si e para os outros. O ser humano é o único “animal ético” que existe. Somente ele pode apresentar a consciência criativa, pensar de forma abstrata, na beleza, na tolerância, na bondade, na esperança, na gratidão, etc. e cultivar pensamentos elevados e nobres.

Ele tem a tendência inata a acreditar em Deus, um ser superior, criador de tudo e no que é belo, bom e verdadeiro. A consciência ética é inerente ao ser humano, ela está presente no âmago de si, em potencial e precisa ser desenvolvida, estimulada a desabrochar pela educação, no verdadeiro sentido etimológico da palavra: “extrair de dentro”.

O processo de aprendizagem ética ocorre gradativamente com o autodescobrimento. Em que consiste o autodescobrimento? É o despertar de si, do self, superando o ego. O despertar da identidade divina que cada um traz em si. É a capacidade de perceber-se um ser único, extraordinário, peculiar, diferente dos outros, com imenso potencial positivo a ser desenvolvido, que vai lhe propiciar a aquisição de valores, o senso de liberdade e de escolha de experiências que lhe cabe vivenciar.

O aluno do Ensino Religioso, no Ensino Fundamental, ainda está dominado pelo egocentrismo da infância, especialmente nos anos iniciais. Isto lhe dificulta o discernimento entre o certo e o errado, o bem e o mal, o bom e o pernicioso. A linguagem simbólica da Arte – a Literatura, a Pintura, o Desenho, a Música, a Dança, o Teatro – facilita a compreensão e aquisição de valores morais e das atitudes éticas coerentes.

Cabe ao componente curricular do Ensino Religioso ajudá-lo a descortinar as aquisições éticas indispensáveis à afirmação de si mesmo, através da introspecção, que é o processo de conduzir a atenção para dentro de si, para a análise das possibilidades íntimas que ajudam o amadurecimento psicológico. Aprender a centrar-se em si, cria um clima de segurança emocional para a realização de cada ação proposta pelo professor do Ensino Religioso sobre a questão em pauta, agindo com calma, serenidade, confiança e rigor, percebendo o outro e o respeitando com suas peculiaridades e diferenças.

A reflexão sobre si mesmo ajuda o aluno a assumir sua identidade e humanidade. As boas ações praticadas pela pessoa revelam o nível de desenvolvimento de sua consciência ética. Ela percebe que a prática do bem lhe dá felicidade, que é um estado de bem-estar que se irradia, alcançando os outros, como se fosse uma luz que se expande em todas as direções, ampliando o senso de responsabilidade pela vida que se expressa na Natureza.

O aluno vai ficar consciente que ser ético é ser agente do progresso, das edificações beneficentes e culturais de seu grupo social, começando pela família, escola e a sociedade. Entenda neste vídeo explicativo, o que é Ética. “A consciência ética é a conquista da iluminação, da lucidez intelecto-moral, do dever solidário e humano. Ela proporciona uma criatividade construtiva ilimitada, que conduz a santificação, na fé religiosa; ao heroísmo, na luta cotidiana e nas batalhas profissionais; ao apogeu, na arte, na ciência, na filosofia, pelo empenho que enseja em favor de uma plena identificação com o ideal abraçado”. (O Homem Integral – Divaldo Franco, p. 61)

As ações humanitárias de uma pessoa revelam a sua consciência ética. Ela percebe que pode propiciar felicidade para si e para os outros. Tem muita empatia que é a capacidade de perceber e sentir o que os outros sentem, buscando contribuir para minorar os problemas existenciais do próximo. Encontram-se, na História da humanidade, inúmeros exemplos de pessoas que desenvolveram em alto grau a consciência ética, deixando, através de suas vidas, registros de obras beneméritas, revelando a capacidade de empatia que elas tinham de perceber os sentimentos dos outros e de buscar ajudar, iluminando suas vidas. Alguns destes personagens históricos: Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi, Albert Schweitzer, Allan Kardec, Hans Christian Andersen, João Henrique Bach, Mozart, Villa Lobos, Mari Curie, Monteiro Lobato…
Autora do texto: Gladis Pedersen de Oliveira, Pedagoga – Especialista em Educação (gladispedersen@gmail.com)

GLOSSÁRIO (Contribuições professora Nara Vidal):
Inata: que faz parte do indivíduo desde o seu nascimento; congênito. Que nasce com o indivíduo; inerente: características inatas.
Âmago: a parte que fica no centro de qualquer coisa ou pessoa; parte central. Cerne. Egocentrismo: conjunto de atitudes ou comportamentos indicando que um indivíduo se refere essencialmente a si mesmo. Egoísmo.
Introspecção: reflexão que a pessoa faz sobre o que ocorre no seu íntimo, sobre suas experiências etc. Observação e descrição do conteúdo (pensamentos, sentimentos) da própria mente.
Beneméritas: Que ou quem ajuda ou faz o bem a outrem. = BENFEITOR

ATIVIDADES PROPOSTAS:
1- A autora Gládis Pedersen fala da importância do autodescobrimento. O que é que é autodescobrir-se?
R.:
2- “As boas ações praticadas pela pessoa revelam o nível de desenvolvimento de sua consciência ética. Ela percebe que a prática do bem lhe dá felicidade, que é um estado de bem-estar que se irradia, alcançando os outros, como se fosse uma luz que se expande em todas as direções, ampliando o senso de responsabilidade pela vida que se expressa na Natureza”. Você conhece ou já fez uma boa ação, que te deu grande satisfação e retorno de felicidade? Descreva.
R.:
3- A autora cita pessoas com alto grau de consciência ética como Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi, Albert Schweitzer, Allan Kardec, Hans Christian Andersen, João Henrique Bach, Mozart, Villa Lobos, Mari Curie, Monteiro Lobato. Faça pesquisa rápida na internet e escreva quem foram e o que faziam estas pessoas.
R.:
4- Crie uma frase, completando a afirmação: Consciência ética é…..
R.:

Boa semana!

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 08 - Educação Física

A atividade desta semana é referente à leitura do artigo da semana passada sobre o sedentarismo.
Responda os seguintes questionamentos:
1 – Quantas pessoas moram na sua casa?
2 – Quantas pessoas praticam atividade física?
3 – Quantas não praticam atividade física?
4 – Qual a regularidade?
( ) 1 a 2 vezes por semana
( ) 3 vezes por semana
( ) mais de 3 vezes por semana
5 – Cite quais atividades são realizadas.
6 – Na sua família existe problemas de diabetes, colesterol ou hipertensão?
Aula não presencial - Semana 12
Aula 07 - História

Após o período do Terror na França, vai surgir uma pessoa que o povo acreditava ser o Salvador da França.

NAPOLEÃO BONAPARTE



O esquema mostra o período que ficou conhecido como Terror na França, onde qualquer pessoa que fosse ser suspeita de algo contra o governo era levado para a guilhotina, sob o comando de Robespierre. Isso se estendeu de 1793 até 1794. Após esse episódio tivemos o chamado Diretório, que vai de 1795 até 1799, quando Napoleão acaba assumindo através do Golpe 18 de Brumário (era o calendário francês)







Após a leitura e assistir o vídeo, elaborar uma História em quadrinho sobre a vida dele. Após pronto enviar uma foto, mas que seja visível de ler e ver os desenhos.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 06 - Geografia

LER O TEXTO, APÓS FAZER UM RESUMO NO CADERNO SOBRE O ASSUNTO.( enviar uma foto visível sobre o resumo) .